FAPEMA participa da 1º Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia em Viana/MA

FAPEMA participa da 1º Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia em Viana/MA
outubro 31 21:15 2016

DSC 0110.siteA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participou, pela primeira vez, da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AgriTec), na cidade de Viana, Território Campos e Lagos. O evento iniciou na quinta-feira, dia 27 e, se estendeu até o sábado, dia 29/10 com a realização de palestras, oficinas, acesso as políticas públicas para agricultura familiar e empreendedorismo rural.

Durante o evento, o Presidente da Fapema, Alex Oliveira, enfatizou a importante participação da Fundação na AgriTec, principalmente, devido ao edital Aquicultura e Pesca como forma de desenvolver mais pesquisas sobre o campo. “Estamos aqui discutindo com os produtores a possibilidade de criação do empreendimento solidário e também de inovação tecnológica para que possamos apoiar as iniciativas que vão com certeza trazer um excelente desenvolvimento para a região dos campos e lagos em Viana”, frisou.

agritec viana autoridades

 Além de Alex Oliveira, participaram da Feira, o Secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, o Presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Júlio Cesar Mendonça e demais autoridades, agricultores e pesquisadores da Baixada e de outras regiões do Maranhão.

O Secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares destacou que a AgriTec era a oitava a ser realizada pelo Governo do Estado e ressaltou a relevância do evento ter uma edição em Viana devido ao grande potencial da cidade. “Há dois caminhos para desenvolver o Maranhão, é a produção e o conhecimento e a AgriTec reúne isso, mostrando ao agricultor familiar que é possível através da troca de experiências, vendo projetos exitosos, é possível aumentar sua produtividade. Aumentando sua produtividade, você ganha renda, qualidade de vida e o Maranhão se desenvolve”, disse.

 

IMG 20161027 094911031 HDR

Para o presidente da AGERP, Júlio Cesar Mendonça, a AgriTec tem uma grande representatividade para os agricultores da Baixada, visto que é o maior evento voltado para este seguimento e gera novas oportunidades de conhecimentos e capacitação. “A primeira realização do AgriTec em Viana tem uma simbologia muito forte, pois é uma região abandonada pelos governos passados, mas com uma beleza natural e com grandes possibilidades de evolução. Através do novo governo foi determinado que instituições como a Fapema, a AGERP, a UEMA, realizassem uma troca de saberes, oportunidades e de conhecimentos em prol da agricultura familiar. É um momento histórico para discutirmos a potencialidade e os problemas da região tendo em vista que as políticas públicas do Estado já estão acontecendo”.

 

  Categorias: