FAPEMA participa da 5ª Festa Literária de Itapecuru-Mirim

Por Elizete Silva 10 de novembro de 2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) participa, até esta sexta-feira (11), da 5ª Festa Literária de Itapecuru-Mirim (FLIM), promovida pela Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA). O evento se destaca por ser uma reunião de escritores e literatos, momento de intercâmbio e espaço para divulgação de obras literárias.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, participou da abertura oficinal da festa realizada na noite desta quarta-feira (9) e falou sobre a participação do Governo do Estado no evento.

“É uma honra participarmos dessa grande festa da literatura de Itapecuru-Mirim. Um importante espaço de preservação da memória e de incentivo à leitura, de destaque das produções literárias e de encontro com escritores e fazedores da cultura e arte locais. A FAPEMA sempre está integrada a iniciativas que envolvam o conhecimento e a Festa Literária, a exemplo da FLIM”, pontuou André Santos.

No espaço onde acontece o evento, Praça Gomes de Souza, a FAPEMA montou estande para divulgação e sorteio de obras apoiadas pela instituição, mostra de cases de sucesso de projetos que receberam financiamento do órgão, apresentação de linhas de financiamento do Governo do Estado para a ciência, tecnologia e inovação e, ainda, orientação sobre como submeter projetos aos editais da FAPEMA.

As obras expostas no estande da Fundação fazem parte do acervo da biblioteca da instituição sediada na Rua Perdizes, bairro Renascença, em São Luís. No local estão mais de 400 livros no acervo, publicados com o financiamento do Governo do Estado por meio de editais da FAPEMA, beneficiando dezenas de pesquisadores maranhenses. Somente nos dois últimos anos o Governo disponibilizou R$ 1 milhão para essa finalidade.

O prefeito do Itapecuru, Benedito de Jesus Nascimento Neto, mais conhecido como Coroba, disse que a presença da FAPEMA na festa da literatura mostra que todos estão de mãos dadas com a AICLAN para o sucesso desse grande evento. “Isso é sinal de quer nossa festa tem importância e está crescendo a cada ano”.

Mais sobre a FLIM

Neste ano, a feira literária tem como tema “100 Anos da Semana de Arte Moderna: repensando a identidade brasileira nos 200 anos da Independência”. Os homenageados serão o cônego Albino Campos e o músico Carlos Bezerra pela sua contribuição cultural ao município. Ainda na programação, constam atividades voltadas ao teatro, música, artes visuais e literatura.

O presidente da AICLA, curador da FLIM e escritor, Inaldo Lisboa, destacou a importância do evento. “A FLIM valoriza a cultura e literatura do nosso município, do Maranhão e do país. É um espaço de incentivo à leitura e à pesquisa sobre temas diversos e, especialmente, nesta edição, sobre o Rio Itapecuru. Temos o foco na valorização das produções regionais com um olhar para o nacional. Convidamos a Fapema por sabermos da importância desta instituição no incentivo à leitura e à pesquisa. Sabemos que será uma oportunidade única e muito rica para o nosso evento e o público visitante”, ressaltou.

Lançamento de livros, mostra de robótica e de filmes de curta metragem, palestras, apresentações teatrais, shows, recital poético, performances, passeio ciclístico e participação da Casa de Cultura Josué Montello e Biblioteca Pública Benedito Leite compõem a programação do evento. O ponto alto da abertura da Festa foi a apresentação da Orquestra Meninas e Meninos de São Caetano (PE).