Fapema participa da abertura da 12ª FECOIMP

Fapema participa da abertura da 12ª FECOIMP
setembro 13 13:04 2012

Com a expectativa de superar o volume de negócios alcançados no ano passado e atrair um público superior a 50 mil pessoas, foi aberta na noite desta quarta-feira (12), no Centro de Convenções, a 12º edição da Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz – FECOIMP, que reúne expositores maranhenses e de outros estados. O evento, que prossegue até sábado (15), é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) Coordenador_e tem a parceria do Governo do Estado. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA participa da Feira com um estande promocional onde serão oferecidas informações sobre ações e programas estratégicos desenvolvidos pela instituição.

O vice-presidente Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e coordenador da FECOIMP, Jairo Almeida, abriu oficialmente a solenidade, que contou com a presença de empresários, expositores, autoridades municipais e estaduais e diretores da ACII.  Em seu discurso, Jairo Almeida elogiou a participação do empresariado local e destacou a importância da FECOIMP no estímulo ao desenvolvimento da região. “Um evento como este testemunha o espírito empreendedor, a criatividade e o dinamismo do empresariado imperatrizense. Por isso a FECOIMP se constituiu num dos mais expressivos meios de promoção da economia regional”, declarou. Jairo Almeida também agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Fapema, representada no evento pelo diretor administrativo-financeiro Jhonatan Araújo.

Diretores_Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Maurício Macedo destacou o apoio que o Governo do Estado está dando ao evento, por meio das secretarias de Industria e Comércio, Ciência e Tecnologia, Turismo, Fapema e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF, que é realizado em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA.

“Mais uma vez o governo está dando apoio integral ao evento, devido à importância desta Feira e também porque Imperatriz está se consolidando como pólo industrial da região”. Ao final de seu discurso, o secretário leu a mensagem da governadora da Roseana Sarney. No texto, a governadora reconhece a importância da Feira e afirma que a FECOIMP “é fruto da determinação, do empreendedorismo e da competência dos empresários da região tocantina”.

Novidades – Durante a décima segunda edição da FECOIMP, o Governo do estado irá  apresentar novidades aos visitantes. O público terá acesso a informações e esclarecimentos sobre o programa “Viva Meu Primeiro Emprego”, que tem como objetivo dar oportunidade a jovens e adultos entre 18 e 30 anos, possibilitando a qualificação desse segmento para o mercado de trabalho. O edital para a contratação dos primeiros estágios do programa deve ser lançado até o final do mês.

Também serão fornecidas informações sobre editais já disponibilizados na página da FAPEMA, como o edital Pesquisador na Empresa – RHAE, e o edital de Apoio à Pesquisa na Empresa – PAPPE. O RHAE é destinado a apoiar o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de inovação dentro das empresas, por meio da concessão de bolsas a pesquisadores, estimulando a inserção de mestres e doutores nas empresas situadas no Estado do Maranhão. Já o PAPPE garante apoio financeiro a micro ou pequenas empresas, na forma de subvenção econômica, que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação.

O público da FECOIMP será convidado também a participar de eventos promovidos pela Fundação, entre eles a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 15 e 21 de outubro, e o Prêmio Fapema, que acontece no final do ano. Na quinta-feira (13), às 19h, o técnico da Fapema Tonicley Silva vai falar aos empresários sobre programas de apoio à inovação nas empresas maranhenses. A palestra acontece às 19h, no Centro de Convenções.

Negócios – Mas além de garantir bons negócios, a 12ª FECOIMP também traz conhecimento e informação. A variada programação contempla oficinas, palestras e shows com artistas locais. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), nas cinco primeiras edições, a feira recebeu mais de 800 expositores de 11 estados e atraiu cerca de 200 mil visitantes. Entre a 6ª e 11ª edição, foram cerca de 50 mil visitantes, em cada edição, e uma média de 200 empresas. A expectativa é de que até o último dia da Feira, sábado (15), mais de 50 mil pessoas visitem o Centro de Convenções.

  Categorias: