Fapema participa da abertura da 29ª edição do Seminário de Iniciação Científica da UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início na tarde desta segunda-feira, dia 20, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, à 29ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), que tem como tema “A produção do conhecimento numa sociedade em crise”.
A 29ª edição do Seminário de Iniciação Científica busca promover um intercâmbio de conhecimentos entre discentes e docentes da UFMA e de outras instituições do estado. A programação conta com minicursos e palestras, além de abrir espaço para que discentes da UFMA demonstrem, por meio de apresentações nas categorias pôster e comunicação oral, as diferentes pesquisas que são realizadas na Universidade. Ao todo, serão apresentados 950 trabalhos.
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, o evento tem extrema importância porque divulga os resultados de pesquisas realizadas pela iniciação científica na Universidade Federal do Maranhão. “Isso é significativo porque é um momento em que você percebe o quanto que houve avanços em todas as áreas de conhecimento. Nós estamos formando novos pesquisadores para o estado e nos orgulhamos disso. O apoio ao evento por meio do edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos da Fapema se dá também pelo fato de temos hoje mais de 230 bolsistas de iniciação científica na UFMA”, afirmou Alex Oliveira.
De acordo com a reitora da UFMA, Nair Portela, o tema do seminário é oportuno porque incentiva a produção do conhecimento rumo à superação da crise. “É importante se fazer investigação nesses momentos de crise. Vivemos um momento difícil no país, não só pela crise econômica, mas pela crise de valores, e é muito importante que o estudante esteja ligado com essas questões sociais que são muito relevantes para a sua formação. A pesquisa vai proporcionar ao aluno uma capacidade maior de entendimento desses problemas, da resolução dessas problemáticas e da resposta à sociedade”, ressaltou a reitora da UFMA.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Allan Kardec Barros, uma época de crise é uma época também de oportunidade. “Nós estamos buscando uma forma de diversificar e trabalhar a crise econômica e política que o Brasil se encontra. Nesta edição do evento, temos muito mais estudantes participantes, tanto da capital maranhense quanto dos demais municípios. Estamos discutindo de fato essa crise que o país passa acreditando que devemos superá-la com inovação”, destacou o pró-reitor.
O evento ocorre até o dia 24 de novembro com minicursos, palestras e apresentações nas categorias pôster e comunicação oral em diversas áreas de pesquisa: saúde, ciências sociais, ciências humanas, ciências agrárias, ciências biológicas e ciências exatas e tecnológicas.