FAPEMA participa da abertura da VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas

FAPEMA participa da abertura da VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas
agosto 23 20:38 2017

abertura-joinppA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participou nesta terça-feira, dia 22 de agosto, da VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A JOINPP tem o propósito estratégico de estimular a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos e favorecer a troca de experiências entre instituições e pesquisadores, em âmbito nacional e internacional. O tema deste ano é “1917-2017: Um século de reformas e revolução”, representando o centenário da revolução russa. Tendo em vista que a JOINPP de 2016 abordou o presente sob o horizonte da antecipação concreta de um mundo melhor, é necessário agora um constituir a história a revés, no período de 1917 a 2017, durante um século de reforma e revolução.

A reitora da UFMA, Nair Portela deu boas-vindas e agradeceu a presença de todos na JOINPP, evento que a UFMA sedia e que desde 2003 é realizada pelo Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas (PPGPP), inserindo-se no calendário de eventos científicos nacionais e internacionais.

“É com grande satisfação que dou boas-vindas de nossa Universidade a todos os participantes desta Jornada. O tema deste ano visa aprofundar o debate crítico sobre a situação concreta do ser social como processo histórico, considerando em termo de práxis as possibilidades de reforma, revolução e movimentos reformistas e contra revolucionários. O atual contexto apresenta reflexões que nos fazem reconhecer alguns avanços na luta pelos direitos humanos. Temos a clareza que os debates que aqui ocorrerão trarão significativas contribuições para a sociedade”, declarou a reitora.

abertura-joinpp.2017Já a diretora científica da Fapema, Silvane Magali Nascimento fez análise sobre a importância da VIII JOINPP no contexto da atual conjuntura do país e considera este ser um excelente momento para reflexão de pesquisadores e cientistas participantes do evento sobre as mudanças sociais e estruturais que o Brasil está vivendo.

“A JOINPP é um grande marco da produção de conhecimento da ciência no Estado do Maranhão. Trazendo o tema do centenário da Revolução Russa, se constitui ainda mais importante nesse momento, pelo contexto conjuntural que se vive. O Brasil, a América Latina, vivendo momentos de profundas tensões. O Brasil vivendo momentos de grandes retrocessos nos direitos sociais até então segurados. Então é muito pertinente que pesquisadores e cientistas possam discutir esse país, a lutas e conquistas das transformações sociais já realizadas e das que estão em curso e possam ter como parâmetro processos revolucionários e de resistência política como foi o caso da revolução russa. Essa é a importância da JOINPP, poder reafirmar o lugar da ciência no Maranhão, consolidar a internacionalização da ciência, os princípios de uma ciência comprometida e que se volta para a transformação da sociedade”, pontuou.

Para o presidente da Fapema, Alex Oliveira é um privilégio participar de um evento de grande magnitude como a JOINPP, apresentando as contribuições que a Fundação tem feito a sociedade e o suporte que tem dado aos pesquisadores por meio de incentivo as pesquisas e de editais como Igualdade de Gênero e Igualdade Racial, que fortalecem as políticas públicas desenvolvidas no Maranhão.

“A Fapema tem uma honra imensa de participar da JOINPP porque é um evento internacional que o Maranhão faz. Um evento que é realizado por um programa da envergadura do Programa de Pós-Graduação das Políticas Públicas, nota seis pela Capes. É o melhor programa do Estado do Maranhão. Então é uma alegria da Fapema em saber que ela é parceira. Saber que através de um edital como auxílios a realização de eventos científicos a gente está presente fazendo parte da JOINPP e que é uma oportunidade de todos os alunos que estão participando, escreveram seus trabalhos e estão publicando aqui e para o Maranhão mostrar todos os seus talentos e como nós estamos preocupados com a garantia e as melhorias para as políticas públicas de todos nós”, finalizou.

A VIII JOINPP será realizada até sexta-feira, dia 25 de agosto nas dependências da Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e conta com uma programação composta por palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e lançamento de livros e revistas. Mais informações: https://goo.gl/Y2coqJ.

 

  Categorias: