Fapema participa da abertura do I FOPEG

Fapema participa da abertura do I FOPEG
janeiro 06 14:21 2010

DSC04873Teve início, nesta última terça-feira (05), o I Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação, Extensão e Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Maranhão. A noite de abertura contou com a participação de nomes ligados a pesquisa e ao empresariado local, dentre eles, o reitor do Ifma, José Ferreira Costa, o assessor especial da Prefeitura de São Luís, Sofiane Labidi, o superintendente do Sebrae – MA, Manoel Pedro, e a assessora de planejamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Gilza Prazeres.

A programação do evento, que acontece até a próxima sexta-feira (08), inclui desde o lançamento de publicações científicas até a apresentação de pesquisas, palestras, mesas redondas e grupos de trabalho. Dentro do Fórum, acontece ainda o 5º Semic – Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Maranhão, que traz como tema: “Inovação Tecnológica como difusão do conhecimento”. Os melhores trabalhos apresentados serão premiados.

A chefe do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto, Natilene Brito, que integra a comissão organizadora do evento, destacou o número elevado de trabalhos inscritos. “O IFMA tem se destacado em publicações científicas e a marca de 255 trabalhos inscritos neste evDSC04882ento revela uma instituição comprometida com a pesquisa”, frisou.

“A Fapema sempre foi uma grande parceira do Instituto Federal, seja por meio da concessão de bolsas ou do apoio a eventos como este. O Fórum é uma forma interessante de mostrar à sociedade o conhecimento produzido no IFMA”, pontuou Gilza Prazeres.

Durante a solenidade de abertura foram lançados o livro “Direito internacional das águas doces” e a 4ª Edição da Revista “Acta Tecnológica”, do Campus Codó/MA. Para o reitor do Instituto Federal do Maranhão, José Costa, que assina o prefácio do livro, a obra não poderia ser lançada em momento mais oportuno. “O desenvolvimento tecnológico é o caminho que o ser humano deverá continuar trilhando, mas esse desenvolvimento deve vir acompanhado da responsabilidade de todos, ao fazer escolhas, criar, difundir e empregar tecnologias limpas”, destacou. 

  Categorias: