FAPEMA participa da abertura do XXIII SEMIC

FAPEMA participa da abertura do XXIII SEMIC
novembro 09 13:25 2011

semic2A diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, participou nesta terça, 08, da abertura do XXIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo do Seminário, que vai até o dia 11, é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas de iniciação científica.

Participaram do evento também o vice-reitor da UFMA, Antonio José Oliveira, a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Mônica Teresa Costa Sousa, o diretor de pesquisa da UFMA, Carlos William de Araujo Paschoal, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho e o secretário-adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Saavedra, que na ocasião representou a secretária Olga Simão.

A coordenadora do PIBIC, Mônica Teresa Costa Sousa, falou sobre a representatividade do Seminário de Iniciação Científica para os estudantes que entram na universidade. “A iniciação científica na UFMA representa o início de uma carreira de pesquisador ou cientista. O SEMIC, nesse início de carreira, é a conclusão de uma etapa, porque os alunos, agora, estão apresentando o resultado de trabalho de um ano de iniciação científica, e vão apresentar o resultado de suas pesquisas, as conclusões que eles chegaram, vão socializar o conhecimento adquirido junto à universidade e aos órgãos de fomento que patrocinaram a pesquisa durante esse ano”, afirmou.

Mônica Sousa disse ainda que sem a FAPEMA e o CNPq dificilmente esses alunos teriam apoio financeiro para realização de suas pesquisas.  “A Fundação de Amparo do Maranhão, o CNPq e a UFMA, que também concede bolsas de iniciação científica, são os grandes responsáveis pela continuidade do aluno na pesquisa, por mostrar ao aluno o que é interessante na pesquisa, o que acaba sendo uma realização profissional e pessoal trabalhar com iniciação científica. Então, a FAPEMA e o CNPq tem um papel fundamental, porque eles propiciam ao aluno a continuidade de suas atividades enquanto pesquisadores, dando não só um retorno financeiro, mas também o reconhecimento de serem bolsistas CNPq ou FAPEMA”, complementou.

O secretário-adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Saavedra, destacou o aumento da participação de mulheres nos cursos da área de ciências exatas e a entrada de universitários cada vez mais novos na UFMA, acrescentando que o caminho a ser seguido por esses jovens é o da pesquisa. “Todos esses alunos que estão entrando na universidade devem, preferencialmente, enveredar para o caminho da iniciação científica, que é sem dúvida, uma forma eficiente de melhorar nossa qualificação dentro da nossa universidade. Dessa forma nos aproximamos melhor do setor produtivo e da pesquisa”, afirmou 

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, falou sobre a relevância do SEMIC para a comunidade acadêmica. “A grande importância do SEMIC está exatamente na formação de futuros pesquisadores, e vocês (estudantes) que estão na iniciação científica tem todo esse perfil de dar continuidade nos estudos, substituindo os velhos pesquisadores da nossa universidade”, apontou.

Para o vice-reitor da UFMA, Antonio José Oliveira, a participação dos pesquisadores da federal do estado no Primeiro Comitê de Iniciação Científica, em 1989, é algo que difere bem este novo momento. “Eu me lembro que na época foram 23 bolsas que teriam que ser divididas entre a Universidade Federal do Pará e a UFMA, e com muita luta, a gente conseguiu nove bolsas para os nossos estudantes, e hoje, todos esses estudantes que receberam bolsas de iniciação científica na época são professores de ensino superior tanto no Maranhão como fora do estado. Estamos atualmente com cerca de 600 bolsas de oralidade e graduação em diferentes pontos de atuação. O nosso sonho é que, praticamente, todo o nosso corpo docente tenha algum tipo de bolsa, pois isso é fundamental, para semic6_o crescimento da nossa instituição, da nossa universidade, do Brasil como um todo” declarou.

A diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, apresentou uma pesquisa que revelou o crescimento do número de bolsas oferecidas entre os anos de 2009 e 2010. E a expectativa para o ano que vem é que esse número cresça ainda mais. “Esses dados mostram que a gente precisa de uma diligência ao CNPq, na perspectiva de ampliar o número de bolsas, e quiçá também o da FAPEMA”, avaliou.

A programação do XXIII SEMIC está disponível no site da UFMA.

Репортеры "Статистика детских имен"не обнаружили ни одного газетного киоска.

Мы почти не "Инструментальная музыка шедевры скачать"слышали звуки "Скачать собачьи бой"трезвона церковных колоколов, возвещающих новость "Рефераты микроэкономике"людям и небу.

Радецкий только на другой день открыл, "Краткое содержание серий великолепный век 40 серия"что, собственно, "Скачать игру спанч боб свет камера штаны"победил он потому, что итальянцев и в "Скачать троллейбусы игра"полевой бинокль не видать было.

Какой великолепный "Nfs most wanted русификатор скачать"перстень с алмазом "Скачать программу для создание логотипа"сверкает на его безымянном пальце!

Но она пробыла "Скачать кряк для алкоголь 120"у окна всего две-три секунды.

Я обсчитался на несколько порций.

  Categorias: