FAPEMA participa da escolha de finalistas ao Prêmio Fundação Bunge 2011

FAPEMA participa da escolha de finalistas ao Prêmio Fundação Bunge 2011
agosto 03 16:43 2011

BungeA diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, foi uma das juradas na seleção dos finalistas ao Prêmio Fundação Bunge 2011, na última sexta-feira (29), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O Grande Júri é formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran. Na cerimônia de abertura do Júri, ele lembrou que já é uma tradição o Tribunal de Justiça ceder seu espaço para a realização do evento, criado em 1955. “É uma honra e orgulho instalar mais uma vez  a sessão. Em 2008, o poeta Paulo Bomfim foi agraciado com o prêmio. Cumprimento a todos e desejo sucesso em mais essa edição que se realiza”, disse.

Coube ao Grande Júri a escolha dos finalistas na categoria “Vida e Obra” (obras de especialistas já reconhecidos). Na categoria Juventude (jovens de até 35 anos que tenham defendido teses de mestrado, doutorado ou que tenham se sobressaído com algum trabalho nos ramos das premiações), uma comissão técnica formada por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, escolhe diretamente os homenageados do ano.

Para “Vida e Obra”, foram contemplados José Roberto Postali Parra, na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, e Luiz Drude de Lacerda, na área de Oceanografia. Já na categoria Juventude, o prêmio será entregue a Helena Lage Ferreira, na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, e César de Castro Martins, na área de Oceanografia.

Além de diploma e medalha, os contemplados na categoria “Vida e Obra” receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 100 mil e os de Juventude R$ 40 mil. A premiação acontecerá em 13 de setembro deste ano, no Palácio dos Bandeirantes.

Bunge_2“É uma premiação importante, com valor expressivo para comunidade científica do país e também do nosso Estado. Embora não estejamos entre os finalistas, o Maranhão tem profissionais de grande destaque no cenário nacional”, observou Rosane Guerra. Como representante maranhense, a presidente da FAPEMA foi convidada a fazer a indicação das personalidades do Estado destaque das Ciências, trabalho realizado juntamente com uma equipe formada por representantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), como forma de democratizar as indicações.

O Prêmio Bunge é concedido anualmente pela Fundação Bunge e tem como objetivo incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que são alternadas a cada edição. Os vencedores, personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no Brasil, já somam 163 pessoas contempladas.

  Categorias: