FAPEMA participa da inauguração do Centro de Empreendedorismo da UFMA

FAPEMA participa da inauguração do Centro de Empreendedorismo da UFMA
novembro 25 14:09 2014

20141124184714939131eRealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), foi inaugurado, nesta segunda-feira (24), o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão, espaço voltado para estruturar, organizar, gerir e acompanhar as incubadoras de empresas.

“A governadora Roseana Sarney há três anos assinou um convênio com a Ufma com a finalidade de novos horizontes na universidade”, declarou Anna Graziella Neiva, secretária da Casa Civil, que na solenidade representou a governadora Roseana Sarney.

A mensagem da governadora ressalta a importância da universidade de exercer múltiplas funções. O Centro de Empreendedorismo será um espaço importante para a primeira experiência profissional dos universitários que vão receber orientação e estarão mais preparados para competir no mercado de trabalho.

A diretora científica da FAPEMA, Cláudia Coelho, esteve no Centro, representando a diretora-presidente da Fundação, Rosane Guerra.

O evento contou, ainda, com a presença dos secretários de Estado José Ferreira Costa (Ciência e Tecnologia); Olga Simão (Cultura) e coronel José Ribamar Vieira (chefe da Casa Militar); o reitor da Ufma, Natalino Salgado Filho; o diretor do Centro de Empreendedorismo, Areolino Neto; servidores da Ufma; representantes da Univima e Fapema.

“Estamos atendendo a uma demanda da Ufma, colocando à disposição da universidade um espaço para que professores, pesquisadores, orientadores de trabalhos, possam desenvolver o atendimento ao empreendedorismo dos jovens estudantes”, declarou o secretário de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa.

A obra foi construída com recursos estaduais na ordem de aproximadamente R$ 3 milhões. O Centro de Empreendedorismo da Ufma possui 38 salas para implantação das empresas juniores e incubadoras, distribuídas em dois pavimentos, além de duas salas de reuniões, banheiros com acessibilidade para deficientes físicos e elevador.

“Agradecemos ao apoio da governadora Roseana Sarney que foi sensível em atender a essa demanda tão importante para os estudantes”, ressaltou o reitor da Ufma, Natalino Salgado Filho. Ele disse que o centro é um laboratório de conhecimento científico voltado para atender, especialmente, os universitários. “Temos aqui espaços destinados ao desenvolvimento de novos talentos que vão atuar articulados inserindo a universidade nas empresas”, destacou.

Atualmente, a Universidade Federal do Maranhão conta com empresas juniores dos cursos de Administração, Agronomia (Chapadinha), Ciências Biológicas, Ciências Imobiliárias, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Design, Economia, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Geografia, Hotelaria, Turismo, Psicologia, Química Industrial.

Para o diretor do Centro de Empreendedorismo, Areolino Neto, quem ganha é o Estado do Maranhão. “Aqui, vamos desenvolver atividades de empreendedorismo com os estudantes que vão poder atuar na sociedade de maneira efetiva na geração de emprego e renda”, destacou.

Polo Tecnológico do Centro Histórico

Outra ação importante de fomento ao empreendedorismo acadêmico, desenvolvida pelo Governo do Estado é a instalação e construção do Polo Tecnológico do Centro Histórico, que funcionará em três prédios, destinado às fases de pré-incubação, incubação e pós-incubação de empresas juniores.

Dois desses prédios que fazem parte do Patrimônio Histórico serão reformados com recursos do PAC-Cidades Históricas. Este projeto terá capacidade para atender anualmente até 20 empresas.

  Categorias: