Fapema participa da Semana de Engenharia da Faculdade Pitágoras

Fapema participa da Semana de Engenharia da Faculdade Pitágoras
outubro 03 15:40 2012

FOTO_PITGORAS_redFamiliarizar estudantes universitários com a realidade da pesquisa científica. Com esse objetivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participou da 1ª Semana de Engenharia da Faculdade Pitágoras, que traz como tema “Os Desafios da Interdisciplinaridade da Engenharia”. O evento vai contar com oficinas, visitas técnicas e trabalhos científicos, além de debates. A Assessora Especial da Fapema, Cláudia Coelho, ministrou a palestra sobre “Bolsas de Iniciação Científica para graduandos” e respondeu a dúvidas dos estudantes durante o encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (03) no auditório da faculdade, para um público formado por estudantes de engenharia de várias universidades da capital.

Durante pouco mais de uma hora, Cláudia Coelho explanou aos universitários os mecanismos através dos quais é possível o acesso às bolsas de iniciação científica. Ela explicou que o objetivo principal da Fapema é estimular a divulgação da ciência, proporcionando possibilidades aos pesquisadores maranhenses de elaborarem projetos que auxiliem no desenvolvimento do estado, na formação de recursos humanos e na mão-de-obra voltada para ações de ciência e tecnologia.

Ainda durante o encontro, ela esclareceu que para que o estudante tenha acesso aos auxílios da Fundação, é necessário ter o acompanhamento de um professor da instituição, o cadastro do currículo na plataforma lattes do CNPq, além de uma vida acadêmica ativa. “Isso deixa claro pra gente, que não é só entrar por entrar em uma pesquisa como essa. Precisamos ter o compromisso em assumir a responsabilidade”, afirma o estudante Antônio Júnior, que acompanhou a palestra.

Edital para Universidades Privadas – Um dos destaques da palestra foi a divulgação do edital BICFapema de Universidades Privadas. Esse edital é voltado para os discentes de instituições de ensino que tenham como objetivo fazer ciência. A intenção é estimular os professores/pesquisadores a envolver os estudantes de graduação nesse processo de investigação científica, o que também agregaria valor à formação profissional dos estudantes da instituição. “Esse edital proporciona ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e estimula o pensamento científico. É disso que estamos precisando nas universidades”, ponderou a assessora da Fapema.

O edital deve ser aberto novamente em 2013, com a mesma meta de despertar a vocação dos universitários para o campo das ciências e das carreiras tecnológicas e com o intuito de qualificar os alunos para os programas de pós-graduação, aprimorando o processo de formação profissional. “O aluno chega muitas vezes sem noção do que seguir dentro da carreira. E quando ele tem esse incentivo da pesquisa, ele pode começar a surgir a vocação e o interesse realmente para a pesquisa. E vemos que tem aumentando gradativamente o número de pesquisadores que concorrerem e as bolsas que são concedidas através desse edital”,  analisou, Cláudia Coelho.

Além do edital BIC Universidades Privadas, a Fapema possui um vasto acervo de editais que permite ao pesquisador e ao estudante de graduação e de pós-graduação ter o acesso para dar início ao trabalho científico. Na visão da coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da Faculdade, Vadileia Ferreira Lopes, a participação dos alunos na palestra foi muito produtiva. “A receptividade foi grande, com a participação também de alunos de outras universidades. Essa parceria com a Fapema vem nos ajudar muito. Já temos estudantes que estão montando grupos de pesquisa, com nossos professores doutores e é importante principalmente para melhorar o conhecimento do aluno, que é o nosso objetivo maior”.

Ao final da palestra, os universitários presentes ainda puderam tirar dúvidas sobre o acesso ao site da Fapema, bem como a maneira pela qual cada um pode ter acesso às bolsas oferecidas nos editais. “Achei muito produtivo e a partir de agora vou me familiarizar com os editais e me integrar ainda mais com a pesquisa científica”, relatou a estudante Camila Lopes. A Semana de Engenharia acontece até a próxima sexta-feira, dia 5.

 

 

 

 

 

 

Он подошел "Скачать египтян пикник"к окну и приподнял тяжелые занавеси.

Не хочешь говорить не "Магазин игрушек для взрослых"надо, сказала она.

К сожалению, "Скачать игру plants vs zombies 2 русская версия"нет,-покачал головой Мефистофель.

Я люблю вас, прошептал "Игра для нокия 5800 скачать"он и, один за "Книгу москва петушки скачать бесплатно"одним перебрал их и вернул в сумку.

Только вот "Скачать контр страйк 1 6 бесплатна"ты не должен знать, каковы они на "Скачать библиотека книг"вкус, потому что "Скачать сумасшедшая любовь"я запретил тебе есть яблоки.

Но он отступил "кто брал автокредит"в тень и дразнил их, пока "Скачать дубль гис волгоград"они пытались добраться до него.

  Categorias: