Fapema participa da SNCT com lançamentos de livros, revista, rodas de conversa e apresentação de editais

Fapema participa da SNCT com lançamentos de livros, revista, rodas de conversa e apresentação de editais
outubro 24 14:34 2017

altA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) terá uma ampla programação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MA que será aberta nesta quarta-feira (25), às 18h, em Timon, pelo governador Flávio Dino. O maior evento de divulgação científica do país, que no Maranhão é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), deve movimentar a cidade e municípios vizinhos até sábado (28), quando será encerrado. A programação do estande da Fapema inclui lançamento da Revista Inovação, de livros, apresentação de editais, pôsteres e rodas de conversa.

Na programação do evento estão previstas 550 apresentações entre mostras científicas, apresentações de pôsteres e diversos trabalhos científicos. Na “Cidade da Ciência”, espaço onde acontecem as atividades, outros trabalhos de pesquisa, apresentações de protótipos estarão expostos em 68 estandes. Quem visitar o espaço poderá participar ainda de palestras, oficinas, minicursos, exibição de pôster e mostra científica sobre nanossatélites, o ensino da matemática através de jogos, robótica e jogos educativos. A programação conta ainda com apresentações culturais que acontecem sempre ao final da tarde.

 O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, destacou o fato da SNCT, pelo segundo ano, acontecer no interior do estado. “Essa decisão do governador Flávio Dino merece um enorme destaque. Primeiro porque ele volta toda nossa atenção para um centro de ensino superior fora da capital. Isso é muito significativo porque existem muitas pesquisas sendo produzidas em polos de conhecimento fora de São Luís. O segundo aspecto é que ele permite que um número maior de pessoas que produzem ciência fora da capital esteja presente. E a Fapema se sente muito feliz com isso porque permite ampliar o número de pessoas na Semana de Ciência e Tecnologia”, pontuou Alex Oliveira.

A escolha de Timon para sediar o evento, segundo o secretário da Secti, Davi Telles, se deu exatamente pelo fato do governador Flávio Dino entender que o município é uma referência do Leste Maranhense, que consegue catalisar uma grande população, além de instituições públicas e particulares. “A ideia principal da semana é fomentar nos alunos e nas comunidades científicas e na população em geral, o interesse pela ciência, pela tecnologia, pelos assuntos relacionados à educação e a inovação, que é algo fundamental para a prosperidade da ciência e educação”, disse o secretário.

Por meio da Fapema o Governo do Estado disponibilizou R$ 500 mil em financiamento de projetos a serem apresentados durante a SNCT em diferentes municípios e regiões do Maranhão. “São inúmeros projetos apoiados em mais de 30 municípios. Esses projetos versam por todas as áreas do conhecimento e confirmam o tema da semana – A Matemática está em Tudo. O fomento da Fapema também é representado pelo apoio logístico com a disponibilização de ônibus para que os estudantes possam ser levados até o local da semana. Nós teremos onze ônibus, funcionando diariamente, levando alunos de Timon e da região para participar da semana e possam conhecer as produções e as apresentações que estarão sendo feitas durante a programação da SNCT”, contou o presidente.

  Categorias: