FAPEMA participa de abertura da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão

FAPEMA participa de abertura da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão
agosto 19 17:58 2014

IMG 6688De olho no mercado de trabalho, mais de 21 mil estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, universitários e recém-formados participam até quinta-feira (21) da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão.

O evento, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), tem como objetivo promover a formação profissional da população maranhense, para garantir o seu acesso às oportunidades de emprego e renda advindas dos empreendimentos em implantação no estado.

A feira foi aberta na manhã desta terça-feira (19) pelo secretário da Sectec, José Costa, que representou a governadora Roseana Sarney. Presentes na mesa de abertura estavam os secretários Mauricio Macedo (Indústria e Comércio), Danilo Furtado (Educação); a diretora –presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, os presidentes do TRT, Luis Cosme, da FIEMA, Edílson Baldez; o coordenador-executivo do Programa Maranhão Profissional, Fernando Lima,o reitor em exercício do Ifma, Carlos César Ferreira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFMA, Fernando Carvalho, a pró-reitora de Graduação da UEMA, Maria Auxiliadora Cunha e o diretor regional do SENAC, representado o Sistema “S” José Airton Lopes.

Durante seu pronunciamento o secretário José Costa destacou a importância do programa Maranhão Profissional e o programa Estágio Meu Primeiro Emprego, que veio fortalecer as ações do governo nesta área de inserção de profissionais no mercado de trabalho.

“Sempre ouvimos que é um grande orgulho dos pais tem um filho formado. Na concepção da governadora Roseana Sarney o entendimento é que não basta ter o filho formado, precisa-se ter o jovem empregado”, disse o secretário Jose Costa.
“Então vamos fazer uma aliança entre a formação e o emprego dentro do Programa Maranhão Profissional combinado com o Estágio Meu Primeiro emprego que hoje oferece em torno de 12 mil bolsas para jovens estagiários distribuídos em várias cidades do Maranhão”, completou o secretário.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Guerra, lembrou que a Fundação é parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia no Programa Maranhão Profissional e também em programas de ações estratégicas onde a FAPEMA seleciona os profissionais que vão atuar nos projetos, sendo que muitos deles estão envolvidos na II Feira de Estágio e Emprego.

Na pauta da programação da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão estão oficinas, palestras e minicursos sobre empregabilidade, empreendedorismo, tendências do mercado de trabalho e protagonismo nas empresas.

A feira acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma, em São Luís) e é uma ação do Programa Maranhão Profissional. Durante os três dias do evento serão realizadas mais de 25 palestras, todas com inscrições já esgotadas.

“Nós temos na verdade dois eventos simultâneos acontecendo durante a feira. Temos palestras, minicursos e oficinas acontecendo em um espaço e temos uma grande feira onde as empresas estão expondo suas necessidades de recursos humanos e também empresas da área de educação que são capacitadoras dessas pessoas”, observou o coordenador-geral do evento, Fernando Lima.

Para a acadêmica do 6º período do cursos de Administração, Mayume Pacheco, a feira é importante porque congrega em um único espaço oportunidade de ampliação do conhecimento, com a realização de palestras, oficinas e minicursos e a presença de empresas que estão com vagas disponíveis para serem preenchidas. “Para mim, e penso que para todos que estão presentes neste evento, essa é uma grande oportunidade”, disse.

  Categorias: