FAPEMA participa de abertura do III Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia

FAPEMA participa de abertura do III Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia
abril 24 17:47 2014

DSC 38681 - CópiaNa manhã desta quinta-feira, 24, aconteceu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na UFMA, a abertura do III Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia – ICT-Empresa.

A diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra participou da mesa de abertura juntamente com o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Jorge Mário Campagnolo, o secretário adjunto da SECTEC-MA, Oswaldo Saavedra; o pró-reitor de pesquisa da UFMA, Fernando Carvalho; o pró-reitor de pesquisa da UEMA, Willian da Silva Cardoso; a representante da pró-reitoria de pesquisa do IFMA, Cleone Campos Conceição; e a coordenadora do Departamento de Apoio a Projetos de Inovação (DAPI) do UFMA, Gilvanda Nunes.DSC 38741

O evento, que é direcionado à academia, empresários e sociedade em geral, tem como tema “A Inovação como diferencial competitivo” e apresenta o objetivo de aproximar a classe empresarial da acadêmica, além de estimular o crescimento intelectual, por meio do debate sobre a inovação e seu papel para o desenvolvimento do estado.

Jorge Mário Campagnolo proferiu a palestra “A Política Nacional de Inovação” e destacou a importância que há de unir a atividade acadêmica com a empresarial, gerando a inovação e em conseqüência, desenvolvimento e renda para a sociedade.

“Para a inovação é muito importante a interação entre as instiuições de CT&I com as empresas. As universidades têm o potencial de contribuir para a criação de negócios, com novas ideias e conhecimentos”, disse Jorge Mário.

“Temos a oportunidade de renovar nosso capitalismo, com empresas que nascem ‘de baixo’, crescem, inovando, aproveitando a inteligência, a juventude brasileira e os instrumentos de apoio”, declarou Jorge Mário.

A diretora-presidente da FAPEMA”, Rosane Guerra, falou sobre a participação das FAP’s no papel de colaboradoras da geração da inovação.

“As Fundações de Amparo à Pesquisa tem papel fundamental para a promoção da inovação. A FAPEMA, por exemplo, recentemente selecionou projetos que receberão financiamento não reembolsável para promovem projetos de inovação dentro das empresas, por meio do edital Tecnova. Com a inovação damos um salto rumo ao crescimento do estado”.

Sobre a expectativa em relação ao workshop, a coordenadora do DAPI, Gilvanda Nunes ressaltou: “esperamos que esse evento traga novas e promissoras parcerias e alicerce as já existentes, contribuindo para a evolução da tecnologia e inovação do nosso estado”.

Esta edição do workshop traz novidades como a I Rodada de Projetos em Biotecnologia, onde empresários interessados poderão interagir com pesquisadores da área que já têm produtos patenteados, com o objetivo de colocação desses novos produtos no mercado.

O III Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia – ICT-Empresa vai até este sábado, 26.

  Categorias: