Fapema participa de capacitação da Finep para executar o Centelha III, que vai impulsionar 47 novos negócios inovadores no Maranhão

Por Sandra Viana 22 de maio de 2025

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participa, até sexta-feira (23), de capacitação nacional promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Rio de Janeiro (RJ), com foco na execução do Centelha III. O programa terá investimento de R$ 3,76 milhões no Maranhão, destinado a apoiar 47 negócios inovadores com alto potencial de impacto econômico e social.

Durante o ciclo de capacitação serão alinhadas estratégias, apresentadas as inovações do programa e repassadas orientações para assegurar a adequada execução do terceiro edital do Centelha, segundo explicou o presidente da Fundação, Nordman Wall, que participa do evento, juntamente com os coordenadores Isaura Modesto (Inovação e Empreendedorismo), Vinícius Martins (Convênios), Thaís Ewerton (Jurídico), e assessores da Fundação. O objetivo é garantir que o apoio chegue com eficiência a empreendedores locais, startups e ideias com potencial de se tornarem novos produtos, serviços e geradores de emprego e renda.

“O Centelha é mais que um edital. É uma ponte direta entre boas ideias e o desenvolvimento do Maranhão. Estar aqui é garantir que vamos aplicar bem os recursos e transformar inovação em oportunidade para o nosso povo, que é meta do Governo do Maranhão, do governador Carlos Brandão”, destacou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

A agenda conta com participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Entre os temas em pauta estão o detalhamento das etapas de articulação, divulgação, capacitação, avaliação e seleção.

No encerramento, sexta-feira (23), além da continuidade das discussões, serão apresentados esclarecimentos sobre a minuta do edital, boas práticas, lições aprendidas e orientações jurídicas, proporcionando um fechamento técnico e informativo para todos os envolvidos.

“Esse completo alinhamento das estratégias é que irão assegurar o êxito e sucesso na execução do programa. Nesse cenário, a parceria com a Finep é essencial para o desenvolvimento de novos negócios e para a promoção de um ecossistema mais dinâmico e competitivo no estado”, avalia a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Isaura Modesto.

Sobre o programa

O Centelha tem como foco promover avanço do empreendedorismo inovador local, com fomento a startups e às ideias inovadoras, disseminando a cultura do empreendedorismo. São contemplados negócios inovadores, de impacto social, ambiental e tecnológico. Além do aporte financeiro, os projetos selecionados terão acesso a mentorias especializadas, capacitação e uma rede de investidores e parceiros estratégicos, o que eleva as chances de avanço e sustentabilidade das iniciativas participantes.

O programa está alinhado às políticas do Governo do Estado, no estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda, criando oportunidades para que talentos locais se destaquem no cenário tecnológico nacional.