Fapema participa de Reunião Anual da SBPC

Fapema participa de Reunião Anual da SBPC
julho 06 19:11 2011

sbpcA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) participa, em Goiânia, da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 10 a 15 de julho. A diretora presidente, Rosane Nassar Meireles Guerra, e a diretora Científica da Fundação, Rita Seabra, participam da reunião que é o maior evento cientifico do Brasil e reúne pesquisadores do mundo todo.

O evento acontece nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG). No local, a FAPEMA montou um stand para expor publicações de pesquisadores maranhenses; vídeos e materiais sobre a cultura e o turismo maranhense; além de exemplares da Revista Inovação e folders contendo informações sobre a FAPEMA e suas linhas de atuação.

As ações da Fapema na SPBC têm o apoio das secretarias de Estado de Comunicação, da Cultura e do Turismo. No stand da Fundação acontecerá o lançamento de livros de autores maranhenses, publicados com o apoio da FAPEMA. Entre os títulos, estão: Plantas Úteis do Maranhão – Região da Baixada Maranhense, que será lançado por Cláudio Urbano Pinheiro; A Imagem na Idade da Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo, organizado por Marcus Ramúsyo; Maranhão – ensaios de biografia & história, de autoria de Yuri Costa e Marcelo Cheche Galves; Uma Viagem pela Idade Média – estudo interdisciplinares, de Adriana Zierer; e Pesquisadores do Maranhão, organizado pela FAPEMA.

“Queremos apresentar aos participantes da SBPC o que está sendo produzido por pesquisadores maranhenses e também as nossas riquezas culturais e naturais. A ideia é que os presentes se encantem com as belezas do Estado e ao participarem da SPBC 2012, que será em São Luís, também queiram visitar os Lençóis Maranhenses, a Floresta dos Guarás e tantas outras atrações que temos no Maranhão”, apontou Rosane Guerra.

Atividades – Durante o evento, que tem público estimado de 20 mil pessoas, estão previstas 148 atividades, como conferências, mesas-redondas, simpósios e encontros. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – maior entidade científica do Brasil.

O objetivo dessas atividades é discutir políticas públicas em educação, ciência e tecnologia, bem como questões cruciais para o desenvolvimento do país, a exemplo de Belo Monte e o Programa Espacial Brasileiro. Boa parte das discussões será relacionada ao tema central do evento: “Cerrado: água, alimento e energia”. Assuntos que mobilizam a sociedade, como segurança pública, corrupção, dengue, crack e bullying, também fazem parte da programação.

Participarão dessas atividades mais de 400 cientistas de todo o Brasil, além de autoridades como os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia; Fernando Haddad, da Educação; e Fernando Bezerra, da Integração Nacional, que já confirmaram presença.

Serão realizados também 87 minicursos, cujos temas são de interesse tanto de estudantes de graduação e pós-graduação como de professores da rede pública de ensino básico e técnico. O evento contará ainda com três programações paralelas: a ExpoT&C, exposição de ciência e tecnologia; a SBPC Jovem, voltada para estudantes do ensino básico e técnico; e a SBPC Cultural, mostra da cultura regional.

A 63ª Reunião Anual da SBPC é aberta ao público, que pode participar gratuitamente e sem inscrição prévia da maioria das atividades. A inscrição é necessária apenas para aqueles que querem participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa. Informações e inscrições no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/goiania.

 

  Categorias: