FAPEMA participa de reunião com CAPES para avaliar acordos

FAPEMA participa de reunião com CAPES para avaliar acordos
setembro 09 17:45 2014

foto 2 1Membros do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), entre eles a presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Guerra, estão reunidos hoje, 9, em Brasília, com representantes da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

As discussões são em torno das ações que envolvem a agência federal de fomento e as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

Cada uma delas terá 10 minutos para falar sobre convênios específicos em seus estados na parte da tarde. Ao final, será consolidado um documento que expresse as conclusões do encontro e relacione demandas remanescentes, para futuras negociações.

A reunião foi aberta às 10h por Sergio Gargioni, presidente do CONFAP, e Jorge Guimarães, presidente da CAPES. O diretor de Programas e Bolsas no País desta mesma agência, Marcio de Castro Silva Filho, se pronunciou por volta das 11h.

O encontro foi solicitado por membros do CONFAP durante o último fórum deste Conselho, realizado no Acre nos dias 21 e 22 de julho. Ele acontece na sede da CAPES, onde no mesmo dia 9 tem início um evento de posse dos novos coordenadores de área da instituição.capes-predio-640x426

Além destes coordenadores, estão presentes Álvaro Toubes Prata, recém-empossado na Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele debaterá os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia bem como as Plataformas de Conhecimento lançadas pelo MCTI com Guimarães, Glaucius Oliva, presidente do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O debate está marcado para as 17h.

Antes disso, às 15h30, Gargioni participa da mesa-redonda Financiamento da Pós-Graduação.

O presidente do CONFAP também tem compromisso em Brasília no dia 10 de setembro, às 10h, quando estará na reunião no Conselho Deliberativo do CNPq, maior instância de poder decisório do órgão. Entre seus membros natos (não designados) estão o presidente do CNPq, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes da CAPES e FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

  Categorias: