Fapema participa de reunião com instituições de pesquisa no Vietnã

Fapema participa de reunião com instituições de pesquisa no Vietnã
novembro 03 18:17 2017

Encerrou-se na última sexta-feira, dia 27 de outubro, em Ho Chi Minh (Saigon), – a maior cidade do Vietnã, a missão da comitiva maranhense compostas por autoridades do município de São Luís, do Estado do Maranhão, empresários e membros da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema.

A comitiva foi recebida na quarta-feira, dia 25, em Hanói, – capital do país, e participou de reunião com o Embaixador do Brasil no Vietnã, Do Ba Khoa. No dia seguinte, os maranhenses estiveram na cidade de Can Tho, no sul, onde pela manhã, foi assinada uma Carta de Intenções entre o Governo do Maranhão e a Província de Can Tho e em seguida, visitaram o Instituto Nacional do Arroz (Cuu Long Rice Research Institute), uma instituição de pesquisa aplicada na área agrícola e de criação de peixe e camarão.

Na quinta-feira, dia 26, estiveram em Ho Chi Minh (Saigon), a maior cidade do país no continente que mais investe em novas tecnologias, desenvolvimento e agroindústria no mundo. Participaram de agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pierre Januário e Mariana Gomes, Secretário de Estado de Programas Especiais (SEPE) e a Assessora, respectivamente, bem como João Arthur Reis, Assessor Especial da Fapema.

Em seguida, visitaram a Universidade Agrícola e Florestal de Ho Chi Minh e foram recebidos pelo Presidente da instituição e por uma comitiva de representantes dos Departamentos das áreas de Ciências da Terra e Agricultura, Meio Ambiente e Mudança Climática, Engenharias e Economia, além do escritório de Relações Internacionais da Universidade.

Na ocasião, a comitiva foi apresentada aos temas de interesse da Universidade e João Arthur Reis realizou uma apresentação sobre as atividades de internacionalização da Fapema. A instituição indicou um ponto focal de utilidade e demonstrou muito interesse em realizar cooperação com a Fapema. “Para nós, as áreas de biotecnologia, agroecologia, agricultura familiar e energias renováveis serão as principais beneficiadas por essa cooperação no Vietnã”, declarou.

No último dia da missão internacional, a comitiva participou ainda de reunião com o Presidente do Parque Tecnológico de Software Quang Trung, administrado pelo governo municipal de Ho Chi Minh, o terceiro maior parque na área de software da Ásia. Na oportunidade, assistiram uma apresentação sobre o funcionamento do parque e aprenderam as boas práticas das atividades.

Antes de passar pelo Vietnã, a comitiva esteve também na China e na Correia do Sul, onde na ocasião, a Fapema assinou memorando de entendimentos com instituições de ensino dos países com a finalidade de facilitar a mobilidade acadêmica e fortalecer o desenvolvimento das pesquisas científicas.

  Categorias: