FAPEMA participa de Seminário para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015

FAPEMA participa de Seminário para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015
março 26 14:19 2015

0SNCTO Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, participou durante os dias 23 e 24 de março do XII Seminário de Coordenadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para 2015, que ocorreu em Brasília (DF).

Com o objetivo de discutir estratégias para o evento deste ano, o encontro preparatório para a SNCT contou com a presença de cerca de 70 representantes dos diversos estados, servindo como uma relevante oportunidade para a troca de experiências e para a ampliação do debate acerca da temática que norteará a semana

Em comemoração ao Ano Internacional da Luz, a intenção foi de apresentar aos coordenadores as várias possibilidades de aplicação do tema “Luz, Ciência e Vida”, a partir de uma programação que envolveu oficinas, debates e palestras de pesquisadores com experiência em divulgação científica. O Seminário foi organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI).

Dentro da programação, destaca-se a realização de uma mesa redonda organizada com o físico e engenheiro de materiais Vanderlei Salvador Bagnato, professor da Universidade de São Paulo (USP), e com o diretor do Espaço Ciência, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o químico Antônio Carlos Pavão, que demonstraram como a luz, presente em todos os aspectos da vida, pode ter várias aplicações, inclusive no tratamento do câncer de pele.

Além disso, durante o seminário foram levantadas possíveis ações que podem ser realizadas a partir de parcerias para o desenvolvimento da SNCT. De acordo com o diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis, Douglas Falcão, “o objetivo é que, com os exemplos apresentados, os representantes das coordenações estaduais utilizem as ideias e disseminem o conhecimento em suas regiões ao longo dos próximos meses, fomentando uma Semana Nacional de qualidade para o público”.

Alex Oliveira comentou sobre o papel da Semana para a aproximação da produção científica com a sociedade. “A SNCT é um momento ímpar para a produção da ciência no estado, em primeiro lugar porque é um dos maiores eventos de popularização da ciência que ocorre no país, talvez já supere até a reunião anual da SBPC. Essa importância está ligada ao fato de que na SNCT toda a produção científica associada às bolsas de iniciação científica, associada às pesquisas, é colocada a disposição de um público muito amplo, bastante representativo da sociedade”.

Também participaram do encontro os representantes da Universidade Federal do Maranhão, o Vice-Reitor, Antônio Oliveira, e a Profª. Drª Ana Maria Nélo.

SNCT 2015

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e acontece em todo o país, de 19 a 25 de outubro. A edição deste ano abordará o tema “Luz, Ciência e Vida”, em consonância com a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que escolheu 2015 como o Ano Internacional da Luz.

No Maranhão, a Semana é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) em parceria com a FAPEMA, e com a colaboração e participação de todas as universidades, outras instituições de ensino superior e de pesquisas sediadas no estado, de empresas privadas e de todo o sistema ‘S’.

“Para o ano de 2015 pretendemos ampliar esse evento e o número de atividades que serão realizadas, sendo que essa ampliação passa pela ideia de que é preciso interiorizar o processo de popularização da ciência. Então várias atividades relacionando a produção científica existente no interior e nas escolas estão previstas e serão realizadas este ano”, concluiu Alex Oliveira.

Foto: MCTI

  Categorias: