Fapema participa de treinamento com a Finep

Fapema participa de treinamento com a Finep
junho 03 20:03 2016

Alex Oliveira FapemaPresidente da instituição foi acompanhado do coordenador de Inovação e Empreendedorismo, Maurício Sá

Durante dois dias, Alex Oliveira, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), participou de um treinamento sobre gestão financeira de convênios, que foi promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que aconteceu no Rio de Janeiro. Na oportunidade, Alex Oliveira também assistiu a um seminário que tratou do programa do Governo Federal de apoio à inovação tecnológica em microempresas e empresas de pequeno porte, o Tecnova.

Durante o treinamento de gestão financeira de convênios foram destacados pontos como liberação de recursos, aplicações financeiras, licitação e cotação de preços, dentre outros. Já no seminário do Tecnova as temáticas trabalhadas destacaram desembolso de recursos, orientações ao cliente e prestação de contas. “Também discutimos temas relacionados a remanejamento financeiro, visitas de acompanhamento e devolução de recursos”, revela Alex Oliveira.

A Finep foi criada em julho de 1967 para financiar a elaboração de estudos para projetos e programas de desenvolvimento econômico, bem como para atuar no aperfeiçoamento da tecnologia nacional. A gestão e execução são orientadas a partir do conjunto de diretrizes das políticas públicas federais, no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e da Política Brasil Maior (PBM).

Já o Tecnova tem por objetivo criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação – por meio de recursos de subvenção econômica – para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais. A meta global é que cerca de 800 empresas sejam apoiadas em todo o território nacional.

  Categorias: