Fapema participa do 3º Seminário Proqualit da UEMA

Fapema participa do 3º Seminário Proqualit da UEMA
abril 18 18:04 2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participou na manhã desta quarta-feira, dia 18, da solenidade de abertura do 3º Seminário do Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação (Proqualit) promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O presidente da Fapema, Alex Oliveira apresentou a palestra “Maranhão de Multiplicidades: científico, consciente e cultural”, onde destaca os avanços e investimentos realizados na atual gestão. O seminário tem como objetivo realizar um balanço das atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA até 2018 e traçar desafios para o ano seguinte.

O evento reuniu a comunidade acadêmica envolvida no processo de expansão e consolidação da pesquisa e da pós-graduação na Universidade Estadual do Maranhão. Além do presidente da Fapema, estiveram presentes na mesa de abertura o reitor da UEMA, Gustavo Costa, vice-reitor da UEMA, Walter Canalles Sant’ana, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Marcelo Cherche e o coordenador do Proqualit, Tiago Massi Ferraz.

“É preciso olhar a ciência como espírito transformador para avançarmos. Temos de acreditar em soluções que ainda não existem e conhecimento que ainda não chegou a todos. Elevar essa ideia e esse debate em relação à ciência é extremamente salutar. Por isso é importante um evento como este onde se pensa na qualidade da pós-graduação no estado. A UEMA cada vez mais é uma presença marcante na produção de pós-graduação e as pesquisas estão cada vez mais bem avaliadas, os programas estão sendo ampliados e melhorando seus conceitos. Então é edificante estarmos participando deste seminário hoje e colocando a pós-graduação em evidência na UEMA e em todo Maranhão”, afirmou Alex Oliveira.

Na programação de hoje está prevista a realização do balanço das atividades de 2017, apresentação do Plano de Ação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2018), a palestra sobre os indicadores de Produção UEMA e a entrega do Prêmio Teses e Dissertações UEMA 2017. O evento se estenderá até o 20 de abril, sempre das 09 às 18 horas no auditório da UemaNet na Cidade Universitária Paulo VI em São Luís-MA.

Confira a programação completa AQUI.

 

  Categorias: