Fapema participa do 7º Encontro de Educadores da UFMA

Fapema participa do 7º Encontro de Educadores da UFMA
novembro 30 20:18 2016

encontro-educadores1O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, participou nesta terça-feira (29), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da cerimônia de abertura do 7º Encontro de Educadores: Pesquisas e Experiências.

“Hoje é um dia muito emblemático porque reúne neste evento pessoas que querem modificar as formas de pensar, criticar processos e recolocar os nossos saberes a serviço da transformação social. Pra gente isso é muito importante, deixa a Fapema muito satisfeita de estar inserida nesse processo. Haveremos de resistir e colocaremos todas as forças das universidades em defesa do processo de produção do conhecimento como agente transformador da sociedade”, destacou Alex Oliveira.

Com o tema “Conjuntura Nacional e democratização do Direito à Educação: crises, perspectiva e controle social”, o evento é apoiado pela Fapema e tem como objetivo proporcionar um debate entre pesquisadores e profissionais da área da educação do Maranhão e de outras regiões do país, que sirva como reflexão e desenvolvimento de novas perspectivas e propostas para promover melhorias no ensino das escolas públicas.

Também estiveram presentes o diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade, Ivaldo Santos, a diretora do Centro de Ciências Sociais da UFMA, Lindalva Martins Maciel, coordenadora do 7º Encontro de Educadores, Lucinete Marques Lima, a coordenadora do Mestrado em Educação da UFMA, Mariza Borges Wall, e o vice-reitor da UFMA e pós-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho Silva.

A programação do encontro, que abordará a educação como um direito humano, contará com minicursos, oficinas, sessões de conversas e lançamentos de livros. Uma das palestras discutirá a “Educação superior: expansão e qualidade em contexto nacional e local” e as mesas temáticas, que ocorrerão entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, irão discutir temas como “Intelectuais e construção histórica do debate educacional”, “Planos de Educação e gestão educacional: entrecruzamentos de tradição, políticas públicas e práticas institucionais”, “A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos na formação do professor” e a “Arte, Imaginário e Educação em tempos de crise”.

Simultaneamente ao 7º Encontro de Educadores, acontecerá o 1º Seminário de Educação Especial/Inclusiva. Alguns destaques do seminário são a palestra de tema “Educação especial/inclusiva no Brasil: demandas contemporâneas”, nesta quarta-feira, dia 30, e as mesas temáticas sobre “Diferença, Diversidade e Inclusão Educacional” e “Inclusão de crianças com deficiência na educação infantil”, que ocorrerão entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O evento encerra no dia 02 de dezembro.

  Categorias: