FAPEMA participa do lançamento do Programa de Qualidade em Pós Graduação da UFMA

junho 10 15:08 2013

altNa última sexta-feira, 07, foi lançado o Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROQUALI da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O evento aconteceu no auditório central da Universidade e após a abertura o Prof. Dr. Emídio Contidio, ex-diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES, apresentou os dados da Pós-Graduação no Brasil.
 
A solenidade teve início com a apresentação do PROQUALI pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFMA, Fernando Carvalho, seguido da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Guerra, que parabenizou a iniciativa e reforçou o apoio da Fundação. “Olhando os indicativos é notável o quanto a UFMA evoluiu nos últimos anos, se em 2007 havia 404 alunos entre mestrandos e doutorandos, em 2012 chegou-se a 966 alunos. A FAPEMA espera cada vez mais contribuir para que o número de mestres e doutores cresça no Maranhão”, frisou a presidente Rosane Guerra.
 
Durante a palestra, o professor Emídio destacou a necessidade de um programa de qualidade voltado para a Pós Graduação, especialmente em regiões onde existe pouca oferta de cursos de Mestrado e Doutorado, como nas regiões Norte e Nordeste. “Vemos esses números apenas sob a ótica da quantidade, e entendemos que isso é importante, mas a assimetria da qualidade é bem mais preocupante. Dos cursos com nota superior a 7 não há nenhum no Norte-Nordeste”, destacou o professor.
 
Na mesa estiveram presentes também o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Saavedra, e o Reitor da UFMA, Natalino Salgado. “A UFMA coloca um desafio para todos os alunos e todos os parceiros com o PROQUALI”, comentou o secretário adjunto. Para o Reitor Natalino Salgado “não basta crescer, temos que crescer com qualidade, a UFMA tem elevado sua nota, mas ainda há muito trabalho”.

  Categorias: