FAPEMA participa dos 25 anos do Seminário de Iniciação Científica da UFMA

FAPEMA participa dos 25 anos do Seminário de Iniciação Científica da UFMA
novembro 19 17:40 2013

DSC 3366A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Nassar Guerra, participou na tarde desta segunda-feira, 18, da solenidade de abertura dos 25 anos do Seminário de Iniciação Científica – SEMIC, realizado no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O SEMIC tem como objetivo divulgar a produção científica desenvolvida pelos alunos bolsistas do PIBIC da UFMA.

”Parabenizo a todos da universidade pelos 25 anos de realização do SEMIC. A UFMA foi uma das pioneiras a implantar o Programa de Iniciação Científica, junto com a FAPEMA. Nos sentimentos muito orgulhosos por participar dessa história, sobretudo nesses últimos anos, em que a Fundação tem complementado com bolsas de iniciação científica em volume quase equivalente ao do CNPq” declarou Rosane Guerra.

Para presidente da FAPEMA a importância do SEMIC está no fato do programa ser destinado a formação de jovens pesquisadores. “O aprendizado no laboratório e contato mais direto com o professor leva esses alunos a outro tipo de reflexão, de abordagem profissional, daí a importância cada vez mais que esse programa cresça, porque consolidado ele já é”, observou. “O SEMIC tem conotação social importante porque é quase uma prestação de contas do que foi feito com auxilio financeiro”, completou.

Participaram da cerimônia de abertura o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – UFMA, Fernando Carvalho; o Coordenador do Programa Institucional de Iniciação de Bolsas Científicas – UFMA, Romildo Martins Sampaio; o Diretor de Pesquisa da PPPG, Alexandre Oliveira; e o Secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, que na ocasião representou o Prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Júnior.

O Reitor Natalino Salgado disse ter muito a comemorar por estar presenciando os avanços dentro da instituição: “Nesses 25 anos, nós dobramos o número de projetos em participação em pesquisas. É um novo período de caminhar”. Ele ressaltou ainda o pedido ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, de aumento no valor e do número de bolsas em regiões menos contempladas, como Norte e Nordeste.

O evento, que acontece até o dia 22 e que conta com apoio da FAPEMA e do CNPq, é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação , pela Diretoria de Pesquisa e pela Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) . o SEMIC é realizado todos os anos e tem uma vasta programação que vai de palestras a minicursos. Tudo realizado no auditório Paulo Freire , na Cidade Universitária.

  Categorias: