FAPEMA passa para as universidades a gestão das cotas de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação cientifica

FAPEMA passa para as universidades a gestão das cotas de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação cientifica
maio 08 20:22 2012

 

foto_convenioVisando fortalecer a pós-graduação no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) repassou nesta terça-feira (08) as instituições de ensino superior – UFMA, UEMA, CEUMA e IFMA – a gestão das cotas de bolsas para mestrado, doutorado e iniciação cientifica. Na prática isso significa que agora são as universidades que definirão a quantidade de bolsas que irão disponibilizar para cada programa de pesquisa, uma vez que são elas que melhor conhece a necessidade de cada programa.

O acordo de cooperação foi assinado com os representantes das instituições em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, presidida pela diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra. O evento contou com as participações do secretário adjunto da Ciência e Tecnologia, Osvaldo Ronald Saavedra, dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação Porfirio Guerra (UEMA), Valerio Monteiro Neto (Ceuma), Hilton Rangel (Ifma), da diretora do departamento de pó-graduação da Ufma, Tereza Cristina Santos e da reitora em exercício do Ifma, Valeria Carvalho Martins, entre outros representantes das instituições de ensino superior.

“Estamos neste momento institucionalizando o processo de distribuição de bolsas, que era feito por meio de acordo verbal e que agora será de forma documentada. Estamos permitido a essas instituições que sejam elas próprias gestoras do processo tanto do edital quanto do processo de seleção”, explicou Rosane Guerra.

Para o pró-reitor, Porfirio Guerra a iniciativa vai fortalecer muito as linhas de pesquisa, melhorar o nível de pesquisa, envolver maior número de pesquisadores e alunos que estão esperando essa oportunidade de iniciação cientifica. “Do ponto de vista de mestrado e doutorado nós teremos um apoio na titulação de professores, visto que a universidade sempre tem esse apoio financeiro da FAPEMA, não só neste programa, mas em todos as pesquisas que estão acontecendo no Estado”, destacou Porfirio.

As ações do FAPEMA visam a fomentar a pesquisa, inovação e tecnologia no Estado. O pró-reitor do Ceuma observou que para o universidade, que hoje ocupa um novo patamar dentro das instituições de nível superior ao passar da classificação de centro universitário para universidade, o apoio que a FAPEMA esta dando neste momento, com a institucionalização da oferta de bolsas, vem ainda mais propiciar o desenvolvimento para os programas que já existem na universidade e a oferta de novos.

Oferta de bolsas – Durante sua apresentação a diretora da FAPEMA mostrou que neste primeiro quadrimestre do ano já foram outorgadas 2.655 bolas, sem incluir os editais de extensão, de inovação tecnológica, de apoio técnico e o de mestrado e doutorado fora do Estado. A grande maioria das bolsas outorgadas se referem a modalidade Iniciação Cientifica – uma media de 330 bolsas/mês. “Hoje temos mais bolsas no Estado do que o CNPq, tanto de Iniciação Cientifica quanto de mestrado e doutorado”, contou Rosane Guerra.  

Em 2011 a FAPEMA outorgou mais de 8 mil bolsas; investiu cerca de 13 milhões na formação de recursos humanos e no fomento à pesquisa; avaliou mais de mil solicitações, submetidas aos editais já julgados. Foram também estimuladas as ações de inovação, o que contribuiu para manter estável o número de patentes depositadas no Estado, em torno de 18 depósitos/ano e resultou, no período entre 2009 e 2011, no depósito de 53 patentes.

 “Muito já foi feito, mas é preciso agora incrementar a participação de pesquisadores em programas e projetos estratégicos direcionados à solução dos grandes problemas estaduais, assegurando que os investimentos em ciência, tecnologia e inovação sejam preservados e possam aumentar o contingente de capital humano qualificado e a competitividade das indústrias, como forma de promover o desenvolvimento sócio econômico que o Maranhão almeja e precisa”, destacou Rosane Guerra.

livroLançamento – Durante a assinatura do acordo os participantes foram presenteados com uma edição do livro Palmeiras do Maranhão – Onde canta o sabiá, do o Prof. Dr. Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão, que aproveito o momento para fazer o lançamento do livro, publicado com o apoio da FAPEMA, por meio do Edital Nº 24/2010 – APUB (Programa de Apoio à Publicação).

Na publicação de 232 páginas, o autor traz uma abordagem geral sobre as palmeiras, reconhecendo-as como as espécies vegetais de maior utilização nas comunidades do estado do Maranhão. A obra espera fazer justiça às palmeiras maranhenses, ao evidenciar a sua importância e disponibilizar informações sobre as mesmas, ao mesmo tempo, honrando a memória de Gonçalves Dias, nosso maior poeta, que teve, nas palmeiras, sua referência de saudade das terras maranhenses.

Claudio Urbano disse que o livro é o terceiro esforço no sentido de registrar o conhecimento sobre a diversidade vegetal do Maranhão. “No primeiro esforço nós tratamos das plantas oleaginosas, com potencial para uso no programa do biodiesel. No segundo esforço das Plantas Uteis do Maranhão, focando em especial na região da Baixada Maranhense e agora, dentre essa diversidade vegetal nos destacamos o grupo das palmeiras”, explicou o escritor.  Para a diretora da FAPEMA a obra é importante porque é um registro catalográfico que servirá de fonte de pesquisa para estudantes e interessados no tema.

У обоих были основания желать, "Скачать песню баю баю"чтобы он убрался "Скачать ключи для бесплатных игр"подальше от этих мест, и еще совсем недавно они "Сила настоящего экхарт толле скачать"очень обрадовались бы такому "St1m альбомы скачать"исходу дела.

Физики, лишенные новейшей аппаратуры, начали "Гангстеры скачать игра"хоть и кустарно, но упорно подбираться "Tiesto музыку скачать"к тайнам атомного ядра.

Не мог Бойл издать "Скачать тему на планшет андроид"такого приказа.

Истошный звук "Скачать видеодрайвер бесплатна"колокола, взмах флажка судьи на трибуне "Ключи для avast internet security скачать бесплатно"возвестили о финише.

Я думал, что вы просто дикие, как и "Скачать стереопару 3d"мы.

По-видимому, их мысли были не столь уж различны.

  Categorias: