Fapema promove café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Fapema promove café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
março 09 15:10 2016

0mulheres1A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) promoveu nesta terça-feira (08) um café da manhã em homenagem às suas colaboradoras pelo Dia Internacional da Mulher.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, participou do momento e ressaltou a origem, o contexto histórico e a importância da data para homenagear as mulheres.

Durante o evento, foram reproduzidas informações relatando o mapa da violência contra a mulher por meio de índices de feminicídio no Brasil. Além de vídeos ressaltando a competência, dedicação e demais qualidades femininas que transformam os ambientes de trabalho, rompem barreiras do preconceito e ajudam a construir um mundo melhor com mais respeito e igualdade.

A diretora-científica da Fapema, Silvane Magali, esclareceu que há décadas a data era comemorada predominantemente por mulheres do movimento feminista e considera de grande valia o fato do dia atualmente ser reconhecido pela sociedade, visto que a sua origem é resultado do legado e da luta de mulheres operárias que no século XIX foram assassinadas numa fábrica em Nova York.

altSilvane Magali destacou ainda que não é somente um dia de festa. “É um dia de reafirmar os direitos, o nosso lugar, de mulheres com condições e necessidades de igualdades, de sermos tratadas humanamente, com respeito, dignidade, independente da classe, raça, idade. Para uma fundação de pesquisa como a Fapema, isso é significativo porque primeiro as mulheres adentram o século XXI, marcando espaço no mundo da ciência, produzindo conhecimento em todas as áreas”.

Para o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, a data em comemoração ao Dia Internacional da Mulher é muito importante para a Fapema, pois ela é presença marcante no próprio funcionamento da Fundação, que é composta majoritariamente por mulheres. “Nada mais oportuno que comemorar esta data com todas as nossas colegas de trabalho, que fazem da Fapema esta referência para pesquisa científica no Maranhão”, frisou.

Ainda sobre a data especial, Alex Oliveira estendeu a homenagem às pesquisadoras da Fapema, destacando a importância do trabalho delas para a sociedade. “Nossas pesquisadoras são mulheres que devotam seu tempo, seu trabalho, dedicam toda sua força criativa e científica para descobrir formas de melhorar a vida das pessoas, novos conhecimentos que possam transformar nossa realidade e isso nós fazemos com muita dedicação e com muito respeito ao trabalho delas”, finalizou.

  Categorias: