FAPEMA promove caminhada alusiva ao Novembro Azul

FAPEMA promove caminhada alusiva ao Novembro Azul
novembro 20 11:21 2022

Os servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) reuniram, na tarde de sexta-feira (18), para mobilização alusiva ao Novembro Azul. A programação, realizada na Avenida Litorânea, foi organizada pelas servidoras da instituição e contou com uma caminhada, jogos, momento de exercícios e ao final, lanche coletivo. O Novembro Azul é uma campanha nacional voltada à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Neste sentido, a FAPEMA financia e apoia diversas pesquisas com a temática do câncer de próstata e outras doenças comuns ao público masculino.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, marcou presença ao evento e destacou o simbolismo da ação para estimular os servidores a sempre estarem atentos à sua saúde. “É um momento importante para interação, sensibilização e refletirmos sobre nossa saúde. A FAPEMA faz um importante papel no apoio às pesquisas sobre estes e outros temas voltados à saúde do homem e em datas como estas, promove ações interativas e de conscientização, a exemplo desta da qual participamos. E o intuito é esse, conscientizar ainda mais o homem sobre a necessidade de cuidar do corpo, da mente, da saúde. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente”, ressaltou André Santos que estava acompanhado do direetor Cientifico da Fundação, João Bottentuit e da assessora de Planejamento, Kiany Cavalcante.

A programação teve como foco sensibilizar e estimular os servidores a cuidar da saúde, adotar hábitos saudáveis e estarem atentos à prevenção do câncer de próstata. As atividades começaram com caminhada que foi finalizada no  parquinho, onde foi realizado um momento de interação, exercícios físicos de baixo impacto e jogos. Após, todos os participantes – servidores e servidoras – reuniram para lanche saudável com sucos, água, água de coco e sanduíche natural.

“Eu gostei muito. Sempre temos na FAPEMA estes momentos de interação e em datas importantes como esta do Novembro Azul é ainda mais significativo este tipo de evento. Todos se divertiram, curtiram e assim, de forma leve, refletimos e nos sensibilizamos com a causa dos homens, para que sempre estejam atentos à sua saúde”, destacou a servidora Ana Carolina.

Para João Pedro Queiroz, a ação motivou ainda mais para os cuidados com a saúde. “Acho importante, acho válido e muito eficazes estas iniciativas. Enquanto você se diverte e relaxa, também reflete sobre a mensagem que este momento quer passar, de cuidar da saúde, prevenir doenças e ter hábitos saudáveis”, avaliou.

Outro participante atuante nas atividades, Carlos Richard aprovou a iniciativa de reunir para reflexão sobre o tema do Novembro Azul. “Todos devemos cuidar da nossa saúde. É importante prevenir antes que a doença aconteça. É preciso esquecer o preconceito e preservar a vida cuidado da saúde. O evento foi um momento para nos divertirmos, interagir a refletir”, pontuou.

 CONSCIENTIZAÇÃO

A campanha Novembro Azul teve inicio em 2011, com objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, só perdendo para o câncer de pele. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento pela saúde masculina.

Apontado pelo Inca como o segundo mais comum entre homens no Brasil, o câncer de próstata corresponde a quase 30% dos tumores diagnosticados no sexo masculino. Ainda de acordo com as estimativas do Inca, ao final de 2022 serão 65 mil novos casos no país.

Devido ao preconceito que envolve o exame de próstata, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino.