FAPEMA promove nesta terça-feira (22) evento de encerramento do Programa de Qualificação para Exportação

O evento, que terá início às 18h30, será transmitido pelo canal oficial da FAPEMA no Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=VCvji8eE5hY.

FAPEMA promove nesta terça-feira (22) evento de encerramento do Programa de Qualificação para Exportação
junho 22 08:05 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo (CIE), promove nesta terça-feira (22) evento de encerramento do Programa de Qualificação para Exportação – PIEXEX Maranhão. Durante o evento serão apresentados os resultados do programa que visa, dentre outros objetivos, incrementar a inovação e a competitividade das empresas maranhenses, além de disseminar a cultura exportadora. O evento terá início às 18h30 com a apresentação do painel “Oportunidades para os empresários do Maranhão”. O evento será transmitido pelo canal oficial da FAPEMA no Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=VCvji8eE5hY.

A mesa virtual de abertura do evento será composta pelo vice-governador, Carlos Brandão, pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Teles, pelo o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, pelo superintendente do Sebrae/MA, Albertino Leal, pela representante da Apex Brasil, Rita Albuquerque, dentre outras autoridades.

O edital é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, lançado por meio de convênio com a Apex-Brasil/FAPEMA.

A chamada pública tem como objetivo a implementação de um Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Estado do Maranhão, em consonância com a Linha de Ação “Mais Inovação”, no âmbito do Programa “Inova Maranhão”.

O edital visa capacitar pelo menos 50 empresas maranhenses por meio da realização de acompanhamento coletivo e individual; estimular o empreendedorismo voltado para a exportação; introduzir inovações técnico-gerenciais e tecnológicas nas empresas locais, com o fim de aprimorar seu desempenho no mercado internacional; promover a interação e a cooperação entre as empresas e instituições de apoio, reunidas no Comitê Consultivo do Núcleo Operacional PEIEX no Maranhão e promover o aumento das atividades de inovação e de exportação, bem como o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.

Para o financiamento dos projetos foram alocados recursos da ordem de R$ 408.000,00 oriundos da APEX Brasil, repassados para a FAPEMA por meio do Convênio Apex-Brasil/FAPEMA nº 50-04/2018.

  Categorias: