Fapema promove Oficina de Prioridade do Programa de Pesquisa para o SUS

Fapema promove Oficina de Prioridade do Programa de Pesquisa para o SUS
agosto 06 18:02 2015

0ppsus-fapemaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realiza no dia 11 de agosto (terça-feira) a construção do edital PPSUS 2015/2016 com a realização da Oficina de Prioridade do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Durante a oficina serão direcionados os temas prioritários para o financiamento de pesquisas que vão beneficiar o SUS no Estado.

O evento será aberto às 9h no auditório do prédio de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão, Bira do Pindaré, e pelo diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira. Será um dia de atividades com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), programas de pós-graduação, estudantes e pesquisadores dos programas, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e secretários municipais de Saúde. 

“A oficina PPSUS é realizada pela Fapema, mas articulada com o Ministério da Saúde e o CNPq e serve como instrumento balizador para elaboração dos editais PPSUS. A partir desta oficina serão tiradas as prioridades para se pensar os editais”, explicou a diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Nascimento.

O desenvolvimento do programa envolve nove etapas distintas. Nesta primeira, pesquisadores e técnicos da saúde se reúnem para discutir as linhas de pesquisa que são prioritárias para o Estado. O edital, que será elaborado e lançado através da Fapema e que constitui a segunda etapa do processo, deverá atender às resoluções tomadas nesta primeira etapa. As demais etapas consistem nas submissões de propostas, enquadramento, análise e resultado final do edital.

Durante a oficina, a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão apresentará a situação atual de saúde do Estado, com o panorama organizacional e epidemiológico e os principais desafios a serem enfrentados, bem como os temas de maior interesse a serem contemplados no edital. Entre os eixos já apontados pela secretaria estão: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Programa de Controle da Hipertensão, Endemias Negligenciadas, com destaque para Tuberculose e Hanseníase, e controle da Diabetes.

“Os eixos serão divididos entre os grupos para que se faça um panorama da realidade do Maranhão no tocante a eles. A partir disso haverá debates e a elaboração de propostas. Toda essa atividade é que vai balizar o edital que será lançado em breve pela Fapema”, enfatizou Silvane Magali.

SOBRE O PROGRAMA

O PPSUS é o Programa de Pesquisas para o SUS: gestão compartilhada em saúde, executado no estado do Maranhão, através da Fapema, em parceria com o Ministério da Saúde, CNPq e Secretaria Estadual da Saúde do Maranhão. O programa tem como objetivo apoiar propostas que estudem a resolução dos problemas de saúde prioritários da população brasileira, além de fortalecer a gestão do SUS. 

  Categorias: