Fapema promove oficina de prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS

Fapema promove oficina de prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS
setembro 16 23:26 2010

marcio_ppsussTeve início nesta quinta-feira, 16, no Hotel Abbeville, o primeiro dia da Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o Serviço Único de Saúde, o PPSUS. O evento é uma promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O secretário de Saúde do Estado, José Marcio Leite, foi um dos palestrantes do primeiro dia do evento.

Durante sua apresentação o secretário José Márcio Leite destacou a importância de iniciativas inovadoras como a do PPSUS. “Reuniões como estas ajudam na aproximação, articulação e integração entre os atores sociais ligados à área de saúde no Estado”, pontuou. A oficina tem como objetivo a coleta de dados para a definição de prioridades na área de saúde do Estado do Maranhão.

Participam do evento gestores públicos, pesquisadores, técnicos em saúde e representantes do controle social. Durante a solenidade de abertura da oficina do PPSUS, a representante do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde – DECIT/SCTIE-MS, Marge Tenório, afirmou que os estados do Nordeste têm despontado em números de projetos para o PPSUS, sendo o Maranhão um dos expoentes.

Já a diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, agradeceu a presença dos pesquisadores e lembrou da prioridade de projetos de pesquisas para combater doenças como o beribéri e o câncer de pênis que têm elevado índice de vítimas no Estado.foto_ppsus

Antes da formação dos grupos de trabalho das oficinas, foram ministradas palestras. A primeira, proferida pela representante do DECIT/SCTIE-MS, Marge Tenório, abordou o tema “Importância e Metodologia de eleição de Prioridades de Pesquisa em Saúde”, e a segunda, com o secretário de Saúde do Estado (SES), José Márcio Leite, que falou sobre a “Situação de Saúde do Estado do Maranhão – Principais Desafios”.

Após as palestras, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho: Gestão Democrática, Solidária e Efetiva do SUS; Gestão do Trabalho e da Educação Permanente em Saúde; Vigilância de Riscos e Agravos à Saúde Individual e Coletiva; Atenção à Saúde com Equidade e Integralidade; Inovação Tecnológica em Saúde.

Os trabalhos continuam nesta sexta-feira, 17, com a seguinte programação:

DATA: 17/09/2010

08:30 – Discussões dos Eixos Temáticos: Matriz 1 – Identificação de problemas de Saúde/Pesquisa; Matriz 2 – Listagem e Priorização dos problemas de Saúde/Pesquisa; Matriz 3 – Eleição das Linhas de Pesquisa

12:00 – Pausa para o almoço

14:00 – Finalização dos Trabalhos em Grupo

15:00 – Plenária Final

17:00 – Encerramento

 

Передняя линия сарацинской "Скачать музыку реп зарубежный"пехоты, застигнутая "Методика определения готовности к школе"врасплох, отступила на шаг "Книги для андроид fb2"назад и наткнулась на "ооо микрокредит"кольцо воинов сзади.

Не перестававший ворчать "Скачать fl studio 9 полную версию на русском"Фрике исчез.

Но перед "Скачать саундтреки матрица"отъездом охотно верну ей первоначальный вид.

Хотя, "Keygen photoshop cs5 extended"впрочем, не "Скачать оперу на айфон"такая уж плохая идея.

Он "Продолжение книги волшебник изумрудного города"всех нас пошлет сегодня на дамбу!

Тень "Скачать повести временных лет"становится на дыбы и растет.

  Categorias: