FAPEMA promove oficina para tratar sobre propostas que serão submetidas ao edital da Capes voltado para o Semiário

FAPEMA promove oficina para tratar sobre propostas que serão submetidas ao edital da Capes voltado para o Semiário
abril 28 13:40 2021

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, se reuniu nesta quarta-feira (28) com representares de Instituições de Ensino Superior, do terceiro setor e de secretarias estaduais para tratar sobre o Edital da Capes – PDPG – Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira. A oficina é uma exigência do edital e visa integrar os entes envolvidos na elaboração dos projetos que serão submetidos ao edital que fica aberto até o dia 20 de maio.

“Este é um edital importante que contempla o estado do Maranhão. A chamada pública tem investimento superior a R$ 1,8 milhão com contrapartida de R$ 600 mil do Governo do Estado por meio da FAPEMA. Podem ser submetidas até quatro propostas elaboradas pela academia e que serão inscritas pela Fundação”, disse André Santos. A assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, Kiany Cavalcante, também participou da oficina.

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Semiárido) tem como foco a formação de recursos humanos altamente qualificados e o fomento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira.

Por meio do edital serão apoiados projetos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, pertencentes à região Semiárida e vinculados às IES dos estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Norte de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (SE).

Os projetos submetidos ao edital devem ser voltados paras os eixos estratégicos da Agroindústria e Biotecnologia no Semiárido. O projetos aprovados terão vigência de 36 meses. O projeto deverá apresentar os resultados a serem alcançados, as justificativas das estratégias e ações que serão realizadas por meio da execução dos projetos submetidos com vistas ao alcance dos objetos geral e específicos do edital.

  Categorias: