Fapema promove palestra para comunidade acadêmica de Caxias

Fapema promove palestra para comunidade acadêmica de Caxias
setembro 11 15:27 2009

O município de Caxias, localizado a 370 km de São Luís, foi a terceira cidade maranhense a receber a diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra, para apresentação do pacote de 10 editais lançados pela Fundação no início deste semestre.

 

A palestra aconteceu no último dia 08, no Centro de Estudos SuperiorDSC03564site2es de Caxias (CESC/Uema) e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, dentre professores, estudantes e pesquisadores locais. “É gratificante perceber o interesse da comunidade acadêmica de Caxias pelas novidades da Fapema. Essa divulgação pelo interior do Estado é muito importante já que nem sempre é possível o acesso do pesquisador à Fapema. Com as palestras itinerantes, apostamos no caminho inverso, a Fapema vem até o pesquisador”, destacou Rosane Guerra.

 

Na ocasião, a professora Rosane Guerra visitou a sala onde funciona a representação da Fapema em Caxias, sediada no Campus da Universidade, que é coordenada pela professora doutora Valéria Cristina Soares Pinheiro.

Os professores gostaram da iniciativa da presidente em comparecer pessoalmeDSC03531sitente ao Centro para divulgar as ações da Fapema, pois possibilitou tirar as dúvidas quanto ao procedimento na solicitação dos auxílios e participação nos editais. “Essa é uma estratégia interessante para difusão das ações da Fapema e esclarecimento de possíveis dúvidas. Assim, a Fapema mostra seu comprometimento com a ciência maranhense e se aproxima mais do pesquisador local”, elogiou a Profª Valéria Pinheiro.

 

A divulgação dos editais por todo Estado é uma iniciativa da Fapema, em concordância com a nova política de valorização do pesquisador maranhense do Governo, para que os interessados em apresentar projetos aproveitem todos os recursos que estão sendo disponibilizados pela Fundação.  Os recursos financeiros, que somam cerca de R$ 3,5 milhões, destinam-se ao financiamento de projetos de pesquisa cientifica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento. Os editais já foram apresentados em São Luís, na Uema, Ufma, Ifma e Uniceuma; em Chapadinha, no campus da Ufma; em Caxias, no campus da Uema; e na próxima semana será a vez da cidade de Imperatriz.

 

 

 

  Categorias: