FAPEMA promove primeira reunião de trabalho da Câmara de Assessoramento
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) promoveu nessa terça-feira (24) a primeira reunião de trabalho da Câmara de Assessoramento. Implantada em 2022, a Câmara é um setor consultivo da Fundação e representativo das unidades que integram a comunidade científica, tecnológica e de inovação do Maranhão e tem como membros pesquisadores das mais diversas áreas, e membros de outras entidades.
Nesta primeira reunião, aberta pelo diretor Cientifico da FAPEMA, João Bottentuit e coordenada pela assessora de Planejamento, Kyane Cavalcate, o foco das discussões foi a construção do edital Universal 2023. A modalidade on-line possibilitou a ampla participação de pesquisadores dos municípios do interior maranhense na reunião.
Todos os presentes na reunião, mais de 40, tiveram a oportunidade de apresentar suas contribuições para que as ações do Governo do Estado cheguem mais fortemente em todas as regiões do Maranhão, contemplando pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.
Na reunião foi falado também sobre a “reserva técnica”, uma novidade da FAPEMA que vai garantir aos pesquisadores que têm projetos apoiados pela Fundação recursos para publicação de artigos científicos.
Para o presidente da FAPEMA, André Santos, a reunião foi importante para estimular a integração dos agentes e comunidade científica na elaboração de editais que serão lançados ao longo deste ano, construídos com a participação dos produtores da ciência, tecnologia e inovação do Maranhão. “A FAPEMA tem seguido o que o governador Carlos Brandão tem feito e orientado os gestores estaduais: garantir que todos os maranhenses tenham acesso aos benefícios do Governo visando o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida da população. Isso incluir as ações na área da ciência, tecnologia e inovação”, pontou André Santos.
O diretor Científico da Fundação, João Bottentuit, destacou que a participação dos pesquisadores na elaboração dos editais e na definição do que é prioridade para cada região é importante para que as ações da FAPEMA sejam mais assertivas e contemplem mais pesquisadores. “Nessa primeira reunião tratamos do planejamento e elaboração do edital Universal. É um edital que envolve diversas áreas e um grande montante de recursos, portanto, chamamos pesquisadores de várias localidades para que elaboração seja feita da forma que atenda, na medida do possível, as expectativas de todos. O voto da maioria é que definirá os itens do edital”, ressaltou João Bottentuit.
A assessora de Planejamento, Kiany Cavalcante, classificou como importante a reunião “para que os editais disponibilizados pela FAPEMA reflitam aquilo que os pesquisadores almejam”.
Mais sobre a Câmara de Assessoramento
A Câmara de Assessoramento foi criada com o intuito de democratizar e ampliar a participação dos pesquisadores, além de fortalecer as ações da FAPEMA. Entre os avanços da Fundação nos últimos anos está a maior proximidade com os pesquisadores e a interiorização das ações, a partir de um planejamento participativo. Ou seja, pesquisadores de todas as regiões do Maranhão têm oportunidade de apontar os editais que são prioridades para a comunidade científica local.
A Câmara é composta por professores vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior do Maranhão, sendo públicas ou privadas, sem fins lucrativos, além de pró-reitores, representantes de secretarias estaduais, federações, academias, instituições maranhenses e diretores da FAPEMA.