Fapema prossegue no julgamento do edital Universal

Fapema prossegue no julgamento do edital Universal
julho 25 20:27 2016

Selecionada UniversalAté a próxima quinta-feira (28/07), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) estará realizando a apreciação de 443 propostas enviadas para o Edital Universal, nº 040/2015, que faz parte da linha de ação Mais Ciência, no âmbito do programa Mais Pesquisa. A iniciativa é do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fapema.

O Edital Universal tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Maranhão. Serão destinados, pelo Governo do Estado do Maranhão, R$ 5 milhões para o apoio das pesquisas aprovadas.

Ao todo, 27 consultores ad hoc estão fazendo o julgamento das propostas. A seleção está sendo feita por meio de análises e avaliações comparativas e considera as seguintes etapas: enquadramento (que consiste na pré-análise das propostas apresentadas); avaliação quanto ao mérito técnico-científico; avaliação do currículo do coordenador; avaliação da equipe executora e avaliação pelo comitê de julgamento.

Crescimento – Segundo a diretora científica da Fapema, Silvane Magali, houve um aumento no número de inscrições para esse edital. Ela credita esse incremento a dois fatores, divulgação e interiorização. “A Fapema tem buscado meios para permitir um acesso maior aos editais. Isso significa, além de divulgar, sair do continente e interiorizar as ações para que as pessoas saibam das oportunidades e participem”.

  Categorias: