Fapema realiza julgamento do Edital BM, BD e BDE

Fapema realiza julgamento do Edital BM, BD e BDE
maio 23 15:22 2016

julgamento bm bdTeve início manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, o julgamento das propostas para a terceira chamada do edital referente ao Programa de Concessão de Pós-Graduação Strictu Sensu Mestrado (BM), Doutorado (BD) e Doutorado no Exterior (BDE).

A terceira chamada do Edital BM, BD, BDE conta com 216 propostas submetidas, analisadas pelo comitê composto por 14 consultores locais. O resultado do julgamento está previsto para a tarde desta quarta-feira, dia 25, quando se encerra a atividade.

São destinados a este edital o montante global de R$ 4.104.000,00 (quatro milhões, cento e quatro mil reais) oriundos do tesouro estadual alocados no orçamento da FAPEMA. A aplicação dos recursos do edital através de bolsas está dividida em duas modalidades: Bolsa de Mestrado no País com duração máxima de 24 meses; Bolsa de Doutorado no País com duração máxima de 48 meses; e Bolsa de Doutorado no Exterior com duração máxima de 48 meses.

O edital tem o objetivo de fortalecer o ensino superior, a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores maranhenses, a partir da concessão de bolsas para alunos de pós-graduação strictu sensu. Para este programa serão selecionados estudantes de mestrado e doutorado, vinculados a programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES no país e ainda estudantes de doutorado de programas de reconhecida excelência no exterior.

De acordo com o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, as bolsas oferecidas pela Fundação são extremamente importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. Desde a iniciação científica júnior até o professor visitante relacionados às bolsas tem sempre um projeto associado de caráter transformador. “As bolsas não resistem sem o fomento à pesquisa e possuem hoje 60% das ações finalísticas da Fundação. Temos a plena convicção que este investimento é muito necessário, além disso ele fortalece a qualidade dos recursos humanos”, declarou.

  Categorias: