FAPEMA realiza julgamento de cinco editais

FAPEMA realiza julgamento de cinco editais
junho 03 20:08 2015

0julgamentoA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) recebeu desde segunda-feira (01) consultores Ad-Hoc vinculados a diversas instituições de ensino e pesquisa situadas no estado e de outras regiões do país, para participarem do comitê de julgamento de cinco editais da fundação.

Na segunda-feira (01) o edital julgado foi o de Apoio a Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação (AREC). Esta segunda chamada do AREC contou com 62 propostas submetidas, analisadas por um comitê composto por consultores locais. Ainda está prevista mais uma chamada para eventos que acontecerão de 01 de novembro a 31 de dezembro deste ano.

Já na terça (02) e quarta-feira (03), os editais julgados foram: Bolsa de Estímulo a Produtividade em Pesquisa (BEPP), Professor/Pesquisador Visitante do Exterior (BPV Exterior), Professor/Pesquisador Visitante do Brasil (BPV Brasil) e Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), fruto de convênio com o CNPq.

Formado por consultores de instituições de ensino do Pará, Piauí, Pernambuco e Bahia, e por dois consultores locais, a constituição desse comitê de julgamento levou em conta a necessidade de legitimar esse processo de seleção que contou ao todo com mais de 50 propostas a serem analisadas.

“A formação de comitês externos com pesquisadores de fora do estado do Maranhão tem o objetivo de trazer legitimidade às propostas submetidas, considerando que os editais que foram julgados durantes esses0julgamento2 dois dias pertencem a categoria de professores e pesquisadores de alto nível. Essa condição de alto nível eleva as exigências de seleção e para que não se estabeleça uma relação de pertencimento aos grupos de pesquisa existentes com os possíveis avaliadores, é necessário chamar pesquisadores oriundos de outros estados para que não exista o conflito de interesses, o que garante mais legitimidade ao processo”, afirmou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

Para os pesquisadores que ainda têm interesse em concorrer a uma bolsa dos editais BEPP e BPV Exterior e Brasil, é importante destacar que ambos são de fluxo contínuo, com previsão de mais dois julgamentos e contratações de propostas aprovadas até 2016.

Todos os resultados estarão disponíveis em breve no site da FAPEMA, www3.fapema.br.

Resultado APEC

No último dia 25, aconteceu o julgamento do Edital de Apoio a Participação em Eventos Científicos (APEC), com a divulgação do resultado nesta segunda (01). O edital tem como objetivo selecionar propostas para concessão de apoio financeiro visando à participação em eventos de curta duração de caráter técnico-científico tais como, congressos, simpósios, workshops, seminários etc.

O APEC tem a finalidade de disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência por meio da linha de ação “Popularização da Ciência” e no âmbito do programa “Mais Divulgação”. Os recursos financeiros disponíveis neste edital são de até R$ 200 mil.

Ainda é possível se inscrever na segunda chamada do APEC até o dia 19 de junho, para participação em eventos realizados no período de 01 de novembro a 31 de dezembro. Confira o edital!

  Categorias: