Fapema realiza mais uma etapa de oficina para criação de NIT

Fapema realiza mais uma etapa de oficina para criação de NIT
setembro 18 21:54 2009

Dando continuidade ao processo de criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi realizada na tarde de sexta-feira, 18, mais uma etapa da oficina promovida pela Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da universidade.  

 

A oficina tem o objetivo de disseminar a cultura de proteção e registro de invenções e marcas, bem como apresentar à comunidade as possibilidades legais para proteção dos resultados de pesquisas, além de estimular a comunidade a identificar a importância da propriedade intelectual na pesquisa como ferramenta para comercialização.

 

tonyNesta sexta-feira, o palestrante da oficina, Tonicley Silva, coordenador do setor de Inovação da Fapema, falou sobre os “Processos de Institucionalização dos NITs” e apresentou os processos de criação; as funções de criação do Núcleo; as responsabilidades e Leis de Inovações Tecnológicas.

 

O NIT é um órgão de instalação legalmente obrigatório nas universidades para cuidar de toda a política de inovação tecnológica da instituição, com obrigações mínimas previstas em lei. “Estamos trabalhando para que o NIT comece a desenvolver atividades já a partir do próximo mês”, contou Tonicley.

 

 

  Categorias: