Fapema realiza nesta terça-feira (17) avaliação do edital Comuni

outubro 17 14:27 2017

edital-comuni-julgamentoConsultores ad hoc que compõem o Comitê de Julgamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) estão reunidos nesta terça-feira (17), no auditório da Fundação para avaliar as propostas inscritas no edital Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa com Ênfase nos Municípios do Plano mais IDH – Comuni. Foram submetidas ao edital 80 propostas que serão avaliadas por 17 consultores durante todo o dia. O resultado do julgamento será divulgado no site da Fundação no endereço www3.fapema.br.

A chamada pública, que tem a parceria da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP, está articulada com as ações para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (Plano “Mais IDH”) do Governo do Estado do Maranhão. O objetivo é fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação através da linha de ação “Popularização da Ciência” e no âmbito do programa “Universidade de Todos Nós”.

Estão sendo alocados para o edital recursos no valor de R$ 600 mil. O investimento do governo irá financiar projetos que visem contribuir para a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no campo e nas cidades, por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável e fomentar a produção científica em todas as áreas de conhecimento.

Com isso espera-se a garantia dos direitos sociais amparados pela Constituição Federal nos 30 municípios de menor IDH do Maranhão. Com a iniciativa o Governo do Estado também quer envolver e estimular os pesquisadores no processo de produção do conhecimento científico articulado com as comunidades, contribuindo para o processo de formação acadêmica dos estudantes e incentivar as comunidades à participação popular para a criação e fortalecimento de Conselhos Municipais nos diferentes eixos temáticos do edital: Educação; Gênero, Raça e Juventude; Produção, Trabalho e Renda; Saúde, Saneamento e Infraestrutura; Cidadania Gestão e Participação Popular. 

  Categorias: