Fapema realiza oficina de Planejamento e Participação Social

Fapema realiza oficina de Planejamento e Participação Social
agosto 10 19:55 2016

fapema governoO evento está ligado à criação do edital de Aquicultura e Pesca, que será lançado em breve pelo Governo do Estado

Amanhã, 11/08, a partir das 8h, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realiza a Oficina de Planejamento e Participação Social, que acontece na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Centro Histórico de São Luís (Rua Afonso Pena, 174, Centro). O evento ira reunir pesquisadores que atuam na área de aquicultura e pesca de universidades públicas e privadas do Maranhão, além de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

O objetivo da oficina é fomentar o debate e traçar diretrizes para a elaboração de Edital de pesquisas voltadas à pesca e à aquicultura no estado do Maranhão. O evento está programado para acontecer da seguinte forma: após a apresentação de dados técnicos sobre as áreas que serão trabalhadas no edital, o que será feito pela diretora científica da Fapema, Silvane Magali, os convidados serão divididos em grupos, para discussão de acordo com os eixos temáticos. “Já definimos sete eixos, mas outros serão acrescentados durante a reunião, de acordo com as demandas que forem surgindo”, explica Silvane Magali.

Os eixos que já foram definidos são: Desenvolvimento e inclusão produtiva de pescadores e aquicultores no estado do Maranhão; Análise da Gestão das Políticas Públicas de Aquicultura e Pesca no Maranhão; Análise da Cadeia Produtiva de Aquicultura e Pesca no Maranhão; Tecnologia e Inovação na Cadeia Produtiva de Aquicultura e Pesca no Maranhão; Aquicultura, Pesca e Meio Ambiente; Relações de Gênero na Pesca e Juventude e a sucessão familiar na produção da pesca no Maranhão.

Além de propor outros eixos temáticos e/ou redimensionar os já apresentados, os grupos deverão criar propostas sobre a inserção de bolsistas e composição da equipe executora e propor outros aspectos dos itens para o edital. A Oficina de Planejamento e Participação Social está prevista para encerrar às 17h.

  Categorias: