FAPEMA realiza palestra sobre câncer de colo de útero em alusão ao Março Lilás

FAPEMA realiza palestra sobre câncer de colo de útero em alusão ao Março Lilás
março 30 11:29 2023

O câncer de colo de útero é um dos mais comuns, na lista de doenças que acometem as mulheres. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) são de cerca de 17 mil novos casos de câncer de colo do útero por ano. Um número que é alarmante e que precisa ser debatido. Para orientar, informar e sensibilizar sobre a doença, a FAPEMA promoveu um momento de debate tendo como público alvo, as servidoras da instituição, na tarde desta quarta-feira (29), no auditório da fundação. O evento integrou as ações do Março Lilás e mês em que também é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Entre as milhares de pesquisas apoiadas pela FAPEMA, dezenas delas tratam sobrem câncer.

A palestra teve como tema ‘Prevenção ao câncer de colo de útero’, ministrado pela enfermeira e membro da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA), Márcia Cunha. A profissional, que é mestra em Saúde e em Educação e Saúde, ressaltou as mulheres sobre sintomas, prevenção e tratamento da doença, além de estimular as discussões sobre o tema. Servidores também participaram do momento.

“O mês de março é o Mês Lilás, período em que se debate sobre a endometriose e o câncer de colo de útero, portanto, por conta da alta incidência, optamos por promover esse momento de debate sobre o câncer de colo de útero. Quero agradecer a todas as mulheres, e aos homens, que participaram do evento, sem vocês nenhuma ideia iria para frente. De maneira especial, aos homens que aplaudiram e prestaram uma singela homenagem às servidoras”, pontuou a chefe do setor de Recursos Humanos da FAPEMA, Rayanne Miranda.

A conversa foi descontraída e com momentos de interação. A enfermeira Márcia Cunha fez com que o público refletisse, confraternizasse e aprendesse, de uma forma mais leve, sobre o tema sério e delicado como o câncer de colo de útero. As servidoras foram estimuladas a interagir. Ela pontuou a importância em exercitar a autoestima, citou o tabu que ainda existe sobre o tema sexualidade, influindo negativamente, no processo de autoconhecimento e, consequentemente, na atenção com a própria saúde feminina.

“Momentos como estes são importantes para incentivar as colegas no ambiente de trabalho a ter o autocuidado e atenção à própria saúde. Parabéns à FAPEMA pela iniciativa. Os homens também são peças fundamentais, quando falamos desse tema, pois, eles têm irmãs, filhas, esposas e é sempre importante disseminar o conhecimento, principalmente, em nossos lares, em família”, pontuou a enfermeira Márcia Cunha.

As servidoras parabenizaram o evento. Para a bibliotecária Fernanda Sousa, o momento trouxe um importante conhecimento sobre este tipo de câncer e contribuiu para estimular o cuidado com a saúde. “Classifico como essencial e é muito satisfatório ver como a instituição tem essa consciência de promover estes momentos para que possamos nos informar e cuidar de nossa saúde. Passamos boa parte do nosso dia no ambiente de trabalho e eventos desta natureza são muito significativos para nos alertar e sensibilizar da importância do cuidado com nossa saúde”, frisou.

Regiane de Jesus, do setor de Protocolo, pontuou que o evento “foi importante para a nossa autoestima e bom desempenho no trabalho desenvolvido na instituição, e no evento, fui despertada para o autocuidado com a minha saúde”. Ao final, o público participou de coffee break.

Texto: Sandra Viana