FAPEMA realiza primeiro seminário interno

FAPEMA realiza primeiro seminário interno
maio 18 19:38 2010

 

seminario_siteA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) promoveu nesta terça-feira, 18, o I Seminário Interno da FAPEMA. O evento, aberto pela diretora-presidente da instituição, Rosane Nassar Meireles Guerra, tem como objetivo promover maior integração entre os funcionários, fazer um balanço das ações desenvolvidas por cada setor em 2009 e discutir projetos a serem colocados em prática em curto e longo prazo. A secretária adjunta de Orçamento e Finanças, da Secretaria de Planejamento e Orçamento, Maria Olindina Medeiros, participou do evento, proferindo palestra sobre administração pública e orçamento e finanças.

Com políticas mais efetivas de promoção da ciência e tecnologia, implantadas pelo governo do Estado e colocadas em prática pela FAPEMA, as ações da fundação ganharam mais visibilidade no último ano, o que pode ser comprovado por meio do aumento do número de acessos ao portal www3.fapema.br. Até abril de 2009 a média de acesso diário a página era de 400 acessos/dia, hoje esse número chega a mil. Um dos maiores atrativos do portal são os inúmeros editais disponibilizados pela Fundação. Atualmente existem 16 editais disponíveis na página. Eles contemplam projetos de pesquisa nas mais diferentes áreas.    

Do seminário, devem sair diretrizes de estruturação da Fundação para os próximos 10, 20 anos. “A idéia é promover um ambiente mais dinâmico e eficaz para atendimento das demandas por apoio à pesquisa científica e ao desenvolvimento de inovações tecnológicas”, explicou a Rosane Guerra.  

O evento foi realizado durante todo o dia. Pela manhã, além da palestra da secretária adjunta, cada setor mostrou suas atribuições dentro da maior agência de fomento à pesquisa do Maranhão. Além do balanço de atividades do ano passado, todos tiveram a oportunidade, também, de expor suas metas, colocando a perspectiva que têm da Fapema para o futuro.

Como ações que ainda serão colocadas em prática pelo órgão este ano, Rosane Guerra apresentou o lançamento dos editais PPP (Programa de Primeiros Projetos), PRONEX (Programa de Apoio a Núcleo de Excelência) e PRONEM (Programa de Apoio a Núcleos  Emergentes), o Prêmio Fapema e a promoção de um maior intercâmbio entre os pesquisadores maranhenses.

Para o próximo ano está prevista a criação da Rede de Babaçu e do Instituto Aeroespacial Maranhense. Com a criação desse instituto, a Fundação espera fomentar a formação de recursos humanos nesta área. A proposta é criar cursos de especialização na área Aeroespacial, com o apoio do Instituto Aeroespacial Brasileiro.

A logo prazo, os projetos da FAPEMA vislumbram a criação do Museu de Ciência e Tecnologia, do Conselho Superior da Fapema e do Caminhão da Ciência, a exemplo do Caminhão da Mulher e do Viva Cidadão.

Palestra- seminario_siteeDurante sua apresentação a secretária adjunta de Orçamento e Finanças da Seplan, Olindina Medeiros, destacou que a administração pública deve ser feita de forma responsável e transparente. “Seminários como este, realizado pela FAPEMA, são importantes para mostrar como o órgão esta aplicando seus recursos e discutir, com seus colaboradores, problemas e perspectivas de ações”, observou.

Para a colaboradora, Nazaré Portilho, da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, “o seminário é importante para que cada setor conheça o trabalho do outro e com isso possa oferecer um melhor atendimento aos pesquisadores maranhense e a todos que procuram a Fapema”. Uma dinâmica de grupo, com a participação de integrante dos setores em cada grupo, encerrou o evento.  seminario1_site

  Categorias: