Fapema realiza seminário de avaliação de projetos do Pronem nesta sexta-feira (27)

outubro 26 13:41 2017

fapema

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realiza nesta sexta-feira (27), seminário de avaliação parcial dos projetos de pesquisa do Pronem – edital 020/2017. O evento acontece a partir das 14, no auditório do órgão, com a participação de cinco pesquisadores. A banca examinadora será formada por três pesquisadores das universidades Estadual e Federal do Maranhão.

O Programa de Apoio a Núcleos Emergentes – PRONEM visa apoiar grupos de pesquisa já instalados ou em fase inicial de implantação, com alta capacidade de produção científica e tecnológica, mas que ainda não atingiram um status consolidado que permita a submissão de propostas em ações voltadas para grupos já estabelecidos.

Entre as linhas de ação de fomento a grupos de pesquisa destacam-se estratégias voltadas para a fixação e incentivo a novos pesquisadores, tais como o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional – DCR – e o Programa de Infraestrutura para jovens pesquisadores – PPP, e, no outro extremo, ações voltadas para grupos já estabelecidos e com competência de ponta, como o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

Os pesquisadores que compõem o Núcleo deverão ter especialistas em sua área de conhecimento, com experiência na coordenação de pesquisas financiadas por agências Estaduais ou Federais. O núcleo deve ser formado por pelo menos dois pesquisadores de Produtividade Nível 2 do CNPq ou equivalente.

  Categorias: