Fapema recebe até esta sexta-feira (27) inscrições para o edital Geração Ciência

Fapema recebe até esta sexta-feira (27) inscrições para o edital Geração Ciência
abril 24 12:20 2018

A chamada pública do Governo do Estado tem recursos superiores a R$ 1,2 milhão para financiamento de pesquisa envolvendo a participação de jovens estudantes do Ensino Médio   

Jovens maranhenses estão sendo estimulados pelo Governo do Estado a se envolver no processo de produção do conhecimento científico por meio da participação em projetos de pesquisa financiadas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).  Um desses incentivos é o edital Apoio a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica para o Ensino Médio e Técnico – Geração Ciência que tem recursos alocados de mais de R$ 1, 2 milhão. A chamada pública, construída em conjunto com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), está com inscrições abertas no site da Fundação – www.fapema.br – até a próxima sexta-feira (27).

O edital, que está em sua terceira edição, ampliou o atendimento dos jovens do Ensino Médio para a pesquisa, segundo destaca o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira. “Estamos de fato construindo uma nova geração ciência para o Maranhão, possibilitando aqueles que querem fazer pesquisa no Ensino Médio que já possam começar desde cedo. Assim acreditamos que estamos contribuindo para que sigam seu caminho na universidade e possa fazer pesquisa de qualidade, ampliando cada vez mais suas experiências e seu compromisso com a ciência e com a transformação da sociedade”, disse Alex Oliveira.

Com a iniciativa, o Governo do Estado contribui para a formação acadêmico-científica de estudantes de escolas públicas do ensino médio e técnico e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como promove o interesse dos jovens estudantes pela pesquisa no campo da ciência e tecnologia, despertando a curiosidade investigativa e  o  aprimoramento   de   métodos científicos. Ainda são objetivos do edital, incentivar o envolvimento de professores da rede pública de ensino médio e técnico para a produção de conhecimento científico, contribuindo com o processo de formação dos estudantes.

 A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, disse que o edital Geração Ciência é muito importante por ampliar o leque de incentivos do Governo para a educação pública. “Este ano o Governo conseguiu ampliar o valor dos recursos do edital para um milhão duzentos e trinta e cinco mil reais, investidos em pesquisa das escolas públicas do estado. Algo que é inovador para o Maranhão e para o Brasil, e que tem sido inclusive referência para outros estados. Então de fato, o Geração Ciência tem se consolidado na gestão Flávio Dino por ser um macroprojeto de incentivo à pesquisa e a extensão na escola pública do estado, mas principalmente por ser algo que dinamiza a educação”, destacou a secretária.

 INTERIORIZAÇÃO

Para garantir uma maior participação dos jovens do interior do Estado no edital o diretor da Fapema, Alex Oliveira e a secretária da Juventude, Tatiana Pereira, percorreram várias cidades do interior com o objetivo de divulgar a chamada pública. “Divulgamos o edital em dezenas de municípios do interior, numa parceria Fapema e Secretaria da Juventude. Várias escolas estaduais do Ensino Médio receberam as equipes da Fapema e da Seejuv e tiveram informações detalhadas do edital onde foram tiradas todas as dúvidas dos presentes”, contou Alex Oliveira acrescentando que este é um processo de expansão e interiorização sem igual na história do Maranhão.

O edital integra a linha de ação “Mais Ciência”, no âmbito do programa “Mais inclusão”, que incentiva pesquisas voltadas à melhoria das condições de vida da população por meio do conhecimento produzido nas universidades. O programa também contribui para a solução dos problemas enfrentados pela sociedade maranhense.

  Categorias: