Fapema recebe comitiva de embaixada francesa para ampliação de parcerias

Fapema recebe comitiva de embaixada francesa para ampliação de parcerias
maio 22 19:13 2018

Texto e fotos: Leandro Alves

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), receberam na manhã desta terça-feira (22), às 9h, o ministro-conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orlianges e a secretária municipal de Articulação Institucional da Prefeitura de São Luís, Ana Paula Moura Rodrigues. O objetivo da visita foi abrir novas frentes de diálogo, possibilitando, desta forma, a ampliação de parcerias entre esta Fundação e instituições francesas.

“A importância da visita da comitiva francesa reforça os laços e as parcerias que já existem com a França, abre novas perspectivas, para a construção de novas parcerias, novos convênios para que possamos desenvolver cada vez mais pesquisas conjuntas com a França. Isso é bom para os dois países, bom para o Maranhão e nos coloca numa relação direta com toda francofonia”, ressaltou o presidente da Fundação, Alex Oliveira. 

Para Ana Paula Rodrigues, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, a reunião com autoridades francesas e a Fapema foi muito positiva. “Acredito que, após essa visita, podemos dar continuidade às tratativas, no sentido de ampliar o elo que nós temos com os franceses. Na parte de pesquisa é extremamente importante, pois é um momento de aproximação com uma perspectiva de logo, no segundo passo, a gente ampliar a cooperação entre a Fapema e a relação com os franceses”, destacou a secretária.

 “Nossa visita aqui é para reforçar os laços entre a França e o Brasil, mas, especialmente entre a França Embaixada e as autoridades do Maranhão no campo científico, pois já existe uma parceria muito boa entre ambas. E, para mim é importante entender quais são as prioridades dos brasileiros hoje e como nós podemos reforçar para os anos seguintes essa cooperação científica já existente, afirma o ministro-conselheiro, Gilles Pecassou.

Além do diretor-presidente, integrou a equipe da Fapema, que participou da reunião, a diretora Administra-Financeira, Mariza dos Santos Mendes, a assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da Fapema, Aline Silva Andrade Nunes, o coordenador de Inovação e Empreendedorismo, João Arthur Reis, o jornalista do Núcleo de Difusão Científica da Fapema, Leandro Alves e a secretária Executiva, Natália Maia.

  Categorias: