FAPEMA recebe ‘Prêmio SOLuíses Ecossistema da Inovação’
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) participou da 3ª edição do Prêmio SOLuíses Ecossistema da Inovação. Na ocasião, a Fundação foi agraciada nas categorias Mulher Inovadora, conquistada pela coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Isaura Modesto; e Top 5 Voluntários, reconhecendo a atuação da analista de Inovação e Empreendedorismo, Ariana Pimentel. As conquistas mostram a relevância da instituição e seu impacto para o ecossistema científico maranhense.
A premiação ocorreu na noite da quarta-feira (17), no auditório Maria Izabel Rodrigues, no Campus Renascença do Centro Universitário UNDB, em São Luís e reuniu atores que fazem o ecossistema da inovação no estado. O prêmio foi concedido aos que se destacaram, ao longo do ano, distribuídos em 12 categorias. Foram agraciados desde startups até empreendimentos e pessoas que fizeram a diferença neste segmento.

Vencedora na categoria ‘Mulher Inovadora’, Isaura Modesto foi representada pelas assessoras técnicas Tarciane Moraes e Ana Karoline Sodré, no evento. Ela destacou a satisfação e orgulho com o reconhecimento pelo trabalho que vem desempenhando à frente do setor. “Este reconhecimento é resultado de todo o trabalho para ampliar parcerias que fortaleceram a inovação e o empreendedorismo, gerando desenvolvimento tecnológico, econômico e social para o Maranhão”, afirmou Isaura Moreira Modesto.
Para Ariana Pimentel, que conquistou o prêmio Top 5 Voluntário, enfatizou o orgulho em ter seus esforços valorizados, pontuando que “atuar neste setor é um desafio e uma responsabilidade, que assumimos com muito empenho”. A FAPEMA concorria ainda, na categoria ‘Entidade do Setor Público Inovadora’, cuja premiação ficou com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
O anúncio do prêmio foi feito por Andreia Costa, CEO do Conex, empresa que integra o ecossistema de inovação do estado. “Isaura Modesto e Ariana Pimentel são líderes que realmente fazem a diferença e trazem resultados palpáveis para este ecossistema. Elas se desafiaram, buscaram referências fora e trouxeram o que há de melhor para o nosso estado”, enfatizou.
Pontuando a força gestora de Isaura Modesto, ela destacou seu trabalho diário para que essa virada de chave no ecossistema seja contínua e cada vez maior. “Isaura Modesto trabalhou, incansavelmente nos bastidores, para que hoje tivéssemos esse ambiente maduro e, acima de tudo, esse mar de oportunidades que celebramos agora”, pontuou Andreia Costa. Sobre Ariana Pimentel, ela apontou o “justo reconhecimento aos seus esforços e contribuição para avanços na inovação no estado”.

Avanço na inovação
Em 2025, a FAPEMA destacou-se pela alta produtividade no setor de inovação. A instituição implementou programas estratégicos para fortalecer o ecossistema maranhense. Iniciativas como Centelha III, MaraInTech e Jovem Tech impulsionaram novos negócios. Programas como Inova Cerrado, UEMA/Marandu e Inova Maranhão ampliaram o apoio à inovação. A atuação integrada possibilitou transformar ideias em empreendimentos sustentáveis.
Dezenas de editais ativos garantiram ampla abrangência territorial. Diversas startups, empresas e projetos foram beneficiados. Centenas de estudantes, pesquisadores e empreendedores foram envolvidos. As ações contemplaram setores estratégicos como tecnologia, saúde e bioeconomia. “Foi um ano em que a FAPEMA se consolidou como agente central do desenvolvimento econômico e social do Maranhão. Meus parabéns à Isaura Modesto e Ariana Pimentel por somarem para elevar o nível da FAPEMA e do Maranhão no ecossistema científico”, pontuou o presidente em exercício da Fundação, Arnodson Campelo.
Inovação e desenvolvimento
O Prêmio SOLuíses Ecossistema da Inovação é promovido pela comunidade de startups SOLuíses, em parceria com a Secretaria Estado de Indústria e Comércio (Seinc). Ao todo, foram 12 categorias, que premiaram desde a startup revelação à empresa que mais destacou por ter feito negócios com startups. Categoria, inclusive, criada pela Seinc para incentivar mais empresas a contratarem as startups maranhenses.
