Fapema recebe representantes do Hub de Inovação do Nordeste (Hubine) do Banco do Nordeste

agosto 18 19:06 2017

hubine1A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) recebeu no dia 10 de agosto, na sua sede, representantes do Hub de Inovação do Nordeste (Hubine) do Banco do Nordeste para uma reunião sobre os projetos de inovação do Estado do Maranhão.

De acordo com o trainee de Gestão em Políticas Públicas da Fapema, João Arthur Reis, a reunião com os representantes do Banco do Nordeste teve dois propósitos: apresentar o ecossistema de inovação do Maranhão e as políticas de fomento desenvolvidas pelo Governo do Estado, e conhecer a atuação do Hubine. 

“Apresentamos as ações do Programa Inova Maranhão, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, focando especialmente nos editais da Fapema de fomento a Startups. Falamos de como funcionam os editais e o programa de mentoria e acompanhamento, responsáveis pela aceleração e incubação das empresas selecionadas. Nossos parceiros do ecossistema de inovação apresentaram as atividades que desenvolvem junto ao governo, a outras empresas e universidades”, explicou João Arthur Reis.

Participaram da reunião a assessora Especial de Inovação da Secti, Luciana Tsukada; a consultora do Hubine, Sania Gomes; a gerente de Negócios do Ambiente de Suporte à Rede de Agências do Banco do Nordeste, Sandra Soraya; o líder de Inovação do Creative Pack, João Silva; o diretor do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Ceuma, Éfrem Maranhão Filho; e o CEO do Waka Coworking, Daniel Mota.

altAs representantes do Banco do Nordeste apresentaram as atividades e linhas de crédito do Hubine. Em seguida foram e conduzidas a uma visita ao Hub de Inovação do Centro Histórico de São Luís, localizado na Rua da Estrela, que será inaugurado em setembro. 

Segundo João Arthur Reis, o prédio contará com espaço de coworking para receber startups e pessoas que queiram usar o espaço para trabalhar, com um laboratório maker, feito para desenvolver protótipos de produtos, um espaço de robótica para crianças e adolescentes, além de um auditório, salas de aula e de reuniões.

“O saldo geral foi excelente, e as representantes do Banco do Nordeste se mostraram positivamente surpresas pela maturidade do ecossistema de inovação e pela organização das políticas de fomento. Houve muita troca de experiências e aprendizado mútuo”, afirmou o trainee.

Hubine

O Hub de Inovação do Nordeste (Hubine) é um órgão do Banco do Nordeste que atua em duas frentes principais. Internamente, desenvolve projetos de inovação dentro do âmbito do banco, realizando oficinas com seu quadro de funcionários. Externamente, atua no fomento à inovação e ao empreendedorismo, com linhas de crédito especiais e como quotista do Fundo Criatec 2, um fundo de capital semente voltado para empreendimentos inovadores.

  Categorias: