FAPEMA reúne parceiros da SNCT para tratar da organização do evento

FAPEMA reúne parceiros da SNCT para tratar da organização do evento
junho 19 15:19 2013

IMG 0121Jogos virtuais com atletas, corridas, passeios ciclísticos: estas são apenas algumas das novidades que vão fazer parte da edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que no Maranhão é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão FAPEMA), órgão vinculado Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTEC. O anúncio foi feito pela presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, na primeira reunião estratégica que tratou da organização e programação da SNCT realizada nesta quarta-feira (19).

O encontro também contou com a presença do Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Saavedra; da Secretária de Cultura, Olga Simão; do Secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Helluy, da Secretária Extraordinária de Igualdade Racial, Claudete Ribeiro, o secretário adjunta da Segurança Pública, coronel Antônio Roberto dos Santos, além de representantes das demais secretarias de governo, do Corpo de Bombeiros, de pró-reitores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e parceiros como a FIEMA, Embrapa, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia entre outros.

Na reunião foram apresentadas as propostas de atividade para a Semana que este ano terá como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. A meta é estimular a realização de atividades que tenham como mote a ações voltadas para esses setores. Os participantes apresentaram sugestões para o evento, mas o prazo para essas contribuições é até o dia 15 de julho. “É muito importante que os parceiros se mobilizem para que possamos organizar bem os stands como forma de garantir, principalmente, uma boa interação com todos que forem visitar o evento”, observou a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra. Foto 9 Reunião da Fapema foto Antônio Martins

Foi ressaltada ainda a importância de promover o maior número possível de atividades científicas e culturais durante a SNCT. Um dos desafios é manter elevado o número de atividades inscritas na semana. Em 2012 foram 1.800 atividades em 44 municípios, o que rendeu ao Maranhão o primeiro lugar entres os estados do Nordeste e o quinto no Brasil. “Nosso crescimento é latente e a participação dos parceiros é muito importante. O sucesso se deve a colaboração de todos e vamos dar continuidade a essa política de promover a ciência para desenvolver o estado”, afirmou Osvaldo Saavedra, Secretário Adjunto da SECTEC.

Para a Ana Nelo, coordenadora do projeto Ilha da Ciência, da UFMA, é importante que haja uma expansão ainda maior da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para os municípios do interior do estado. “Com isso, vamos atingir um maior número de pessoas e vamos conseguir aproximá-las do universo da ciência”.
Presentes ao encontro os secretários de estado disponibilizaram serviços para serem realizados durante a Semana de Ciência e Tecnologia, que vai acontecer entre os dias 21 e 27 de outubro. Entre as propostas, está a instalação de estruturas para emissão de carteiras de trabalho digital e de postos de recadastramento eleitoral.

Atividades de sucesso como as oficinas de foguete, as mesas interativas e o spray virtual, estão garantidas para a edição deste ano da SNCT e devem ganhar a companhia de oficinas de esporte como o judô, caratê, jiu-jítsu e até vôlei e futebol. “A inovação é estimulada e apoiada pela Fapema e pela SECTEC. A contribuição de todos os parceiros vai possibilitar a participação cada vez maior das pessoas e garantir um evento de sucesso”, finalizou Rosane Guerra.

  Categorias: