FAPEMA reunirá autores maranhenses na 65ª Reunião da SBPC, em Recife

FAPEMA reunirá autores maranhenses na 65ª Reunião da SBPC, em Recife
julho 18 18:10 2013

IMG 7553 editada

A 65º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC 2013 será realizada de 21 a 26 de julho em Recife e traz como tema “Ciência para o novo Brasil”. Entre os objetivos principais da SBPC está popularização e valorização da produção científica nacional e inserção dessa produção no cotidiano dos cidadãos. O evento também será um importante fórum para difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para Ciência e Tecnologia.

A SBPC contará com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias. O que se espera com essa programação é levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Serão debatidos temas nas áreas que são pilares para inovação, como educação, ciência e tecnologia; e ainda Agricultura Brasileira: 40 anos de contribuição da Embrapa; Impactos das células-tronco no tratamento da insuficiência renal aguda; Amazônia Azul-A governança necessária; Novas oportunidades para inovação em fármacos; Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Trajetória recente e novos desafios; e Impacto e Avaliação da Pesquisa.

E como integrante dessa programação está a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, que irá participar com um amplo stand montado no local, decorado com grandes painéis de pontos turísticos do Maranhão, onde ficarão expostos artigos gráficos como revistas e livros financiados pela FAPEMA, e ainda lançamentos de livros de pesquisadores também apoiados pela Fundação.

Já estão confirmados lançamentos dos livros dos pesquisadores Cláudio Urbano B. Pinheiro com livro “Matas Ciliares-Recuperação e Conservação em Áreas Unidas do Maranhão”; e Maria José Lobato Rodrigues com “Educação Feminina no Recolhimento do Maranhão”.

Na lista de livros que serão doados pela FAPEMA estão “Os deslocamentos como categoria de análise – o garimpo, lugar de se passar; roça, onde se fica e babaçu nossa poupança”, de Cynthia Carvalho Martins; “Palmeiras do Maranhão-onde canta o sabiá”, de Cláudio Urbano B.Pinheiro; De revistas serão disponibilizadas a de jogos de puzzies em Química, Revista “Aprender Química e puzzie químico”.

Aos interessados em participar, saber sobre a programação ou mais informações podem buscar no endereço eletrônico da SBPC, www.sbpcnet.org.br/recife

  Categorias: