FAPEMA e UEMASUL se reúnem para falar sobre fortalecimento da pós-graduação na região Tocantina

FAPEMA e UEMASUL se reúnem para falar sobre fortalecimento da pós-graduação na região Tocantina
dezembro 13 12:06 2021

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, esteve reunido nesta segunda-feira (13) com a reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Luciléa Gonçalves, a vice-reitora, Lilian Castelo Branco – eleitas para o quadriênio 2022/2025-, pró-reitores e professores da universidade que vieram a FAPEMA para falar sobre ações de fortalecimento da pós-graduação na região Tocantina e de outros projetos colocados em prática pela Fundação com o objetivo de fomentar a ciência, tecnologia e inovação. Por meio de editais, a Fundação tem ampliado a pesquisa no estado em todas as áreas do conhecimento e regiões do Maranhão.

A reunião contou ainda com as presenças do diretor Administrativo e Financeiro, Rodrigo Brandão; do diretor Cientifico, João Bottentuit; da assessora de Planejamento e Ações Estratégicas, Kiany Cavalcante; das coordenadoras do setor de Bolsas, Auxílios e Convênios, Francenilde Sousa, Amanda Torres e Eva Pedrosa, da FAPEMA; e dos professores Tiago Cunha Rocha, Moab César Carvalho e do pró-reitor Alison Bezerra, que assumirá a reitoria de Pesquisa, Pó-graduação e Inovação, da UEMASUL, em 2022.

Durante a reunião, o presidente da FAPEMA falou sobre os editais que estão abertos na página da Fundação e as chamadas públicas que devem ser lançadas em 2022, bem como o crescimento dos investimentos do Governo do Estado na área da ciência, tecnologia e inovação. “Por determinação do governador Flávio Dino temos trabalhado no sentido de apoiar cada vez mais a pesquisa no Maranhão financiando, na medida do possível, os projetos de pesquisa que tenham reflexo na melhoria da qualidade de vida da população e no desenvolvimento do estado. São pesquisas que contemplam desde pesquisador júnior ao sênior”, disse André Santos que tem visitado o interior do Estado para ouvir da comunidade acadêmica as demandas de cada região.

A reitora Luciléa Gonçalves, que toma posse em janeiro de 2022, destacou a importância da parceria da FAPEMA no fomento à pesquisa no estado e no crescimento da pós-graduação, uma das metas da sua gestão. “Uma reunião importante e produtiva para a UEMASUL. Estamos assumindo a universidade a partir do ano que vem e estamos aqui conversando com a FAPEMA que é muito importante nessa parceria com a pesquisa e a pós-graduação, para nossas bolsas e para o fortalecimento da pesquisa”, disse Luciléa Gonçalves.

 

Texto e Fotos: Elizete Silva (Núcleo de Difusão Científica da Fapema)

  Categorias: