Fapema seleciona bolsistas para ações estratégicas da Sedagro

Fapema seleciona bolsistas para ações estratégicas da Sedagro
novembro 26 13:37 2009

DSC04373O governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), está com edital aberto para seleção de bolsistas para atuar em projetos de interesse da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro). O edital está disponível no site da fundação, no endereço www3.fapema.br. Estão sendo oferecidas 22 bolsas e as inscrições vão até o dia 10 de dezembro.

Podem concorrer às bolsas profissionais com formação superior em agronomia, administração rural, engenharia florestal, biologia, assistência social, sociologia e pedagogia e técnicos de nível médio das áreas agrícola, agropecuária e administração.

Os interessados devem ter disponibilidade para trabalhar no interior do Estado e com agricultores familiares, Carteira Nacional de Habitação e conhecimento em informática.  Os valores das bolsas variam de R$ 580,00, para profissionais de nível médio e R$ 1.072,00 para nível superior. 

O candidato deverá efetivar sua inscrição via internet, por meio do preenchimento da ficha de inscrição on-line, disponível no site da fundação, e do envio, pelo correio, via SEDEX, da documentação requerida, para o endereço: Av. Beira Mar, nº 342, Centro, CEP: 65010-700, São Luís/Maranhão.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (98) 2109-1400 ou 2109-1429.  

 Os bolsistas vão atuar em projeto do governo, desenvolvido por meio da Sedagro, que tem o objetivo de melhorar o desempenho dos serviços e das ações da secretaria, como forma de construir novas tecnologias e solucionar problemas concretos, considerando o processo de trabalho científico e tecnológico como ferramenta determinante para impactar a cadeia produtiva do Maranhão.

“É preciso que algumas iniciativas relacionadas à ciência e tecnologia cheguem também ao campo como forma de promover o desenvolvimento sustentável”, disse a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, ao falar da importância do edital.

DSC_0779Os projetos a serem implementados prevêem pesquisa, adoção e avaliação de sistemas de produção agropecuários sustentáveis; processamento, seleção, armazenamento e comercialização de sementes para futuros plantios; e elaboração de políticas públicas para a juventude rural, mediante realização de monografias, relacionadas aos Programas Terra Viva, Geração Futura de Agricultura Familiar e Fortalecimento dos Assentamentos Agrários.

“A Fapema está diretamente ligada à pesquisa e ao conhecimento e nós precisamos disso. Este convênio prevê a contratação de 22 bolsistas que vão ajudar neste grande projeto de governo para alavancar a agricultura familiar no Maranhão”, explicou a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade.

Os bolsistas atuarão em conjunto com os técnicos da Sedagro, durante 12 meses, com carga horária de 30 horas semanais, e contarão com acompanhamento técnico-pedagógico da equipe de profissionais da secretaria .

 Número de vagas por área de interesse: 

                            Área de interesse/ações

Vagas

Ciências agrárias (agrônomo, engenheiro florestal e biólogo)

    12

Ciências agrárias (administração rural)

    01

Ciências sociais (assistente social, sociologia e pedagogia)

    03

Técnico de nível médio (agrícola, agropecuária e administração)

    06

                        Total

    22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Categorias: