Fapema lança edital para programa de capacitação técnica do Estaleiro Escola

junho 27 19:15 2011

editaisA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com edital aberto para seleção de bolsistas para o Programa de Capacitação Técnica e Profissional do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola. O programa faz parte do plano de ação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e tem como objetivo consolidar o programa de formação e capacitação tecnológica no Estaleiro Escola, incluindo jovens e adultos no mercado de trabalho. A íntegra da chamada pública está disponível no endereço www3.fapema.br até o dia 15 de julho.

O edital lançado pela Fapema compõe o Programa Maranhão Profissional, que teve a 2ª etapa lançada nesta segunda-feira, 27, pela governadora Roseana Sarney, em solenidade prestigiada por secretários de Estado, entre eles o de Ciência e Tecnologia, João Bringel, e pela diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Serão concedidas, pelo edital, bolsas de inovação tecnológica e estimulo institucional para instrutores e técnicos responsáveis por atividades pedagógicas relacionadas aos seguintes temas: construção de embarcações, artesanais, marcenaria naval, veleria, educação ambiental, biojóias e capacitação de receptivos para turismo. As bolsas variam de R$ 1.100,00 a R$ 1.500,00.

“Com essa iniciativa, o governo do Estado visa a ofertar cursos de capacitação tecnológica e estimular a inovação e o empreendedorismo”, destacou Rosane Guerra. As metas do programa são promover o desenvolvimento local, integrado e sustentável; fortalecer a educação profissional no estado; promover cursos com aplicabilidade direta para geração de renda; e capacitar recursos humanos.

O público alvo do edital são profissionais atuantes no desenvolvimento de atividades de extensão e capacitação tecnológica, nas áreas de abrangências dos cursos ou programa de capacitação técnica profissional do Estaleiro Escola.  A seleção dos bolsistas será por meio de análise de currículo e memorial, titulação, experiência profissional e tempo de experiência. O processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção formada por técnico da Sectec, Estaleiro Escola, Univima e da Fapema.

 

 

 

 

  Categorias: